Instrumento mediado e potencialização do corpo na educação física
Resumo
Resumo : O presente estudo pesquisou o instrumento mediado e potencialização do corpo na educação física. Valeu-se de tal objeto por considerar o ser humano como ser ontológico, ou seja, o trabalho como elemento fundante da constituição do gênero humano e de sua manifestação corpórea e espiritual, como síntese de várias determinações históricas e sociais. Buscamos compreender também, como os instrumentos mediadores podem potencializar a relação do ser humano com a natureza e com outros indivíduos, e de como os instrumentos despotencializam o ser humano pela relação do trabalho estranhado capitalista e, também, analisamos qual seria o papel da Organização do Trabalho Pedagógico na educação física segundo os interesses da classe trabalhadora. A metodologia utilizada na análise do problema em seu movimento real, faz a crítica profunda e não observa os fenômenos, mas vai à compreensão da essência do problema em suas relações reais, foi com materialismo histórico e dialético enquanto método de análise, que realizamos uma "revisão bibliográfica" nas obras de Marx e Engels, como também em teóricos orgânicos do marxismo. A pesquisa demonstrou e concluiu que tanto as relações recíprocas na unidade entre corpo e espírito, como construção ontológica dos seres sociais em constante desenvolvimento necessitam de instrumentos mediadores que potencializam o ser humano, mas na relação capitalista da venda da força de trabalho, do trabalho estranhado, a desumanização, a fragmentação, embrutecimento e a unilateralização dos trabalhadores são inerente a este momento histórico. E, que na Organização do Trabalho Pedagógico na educação física, que têm referência na conscientização dos trabalhadores de sua relação de explorado, deve apropriar-se dos instrumentos históricos potencializadores do ser humano no saber e no fazer.