A avaliação na educação e classes sociais : discussões teóricas na relação da escola pública com a educação popular
Resumo
Resumo : Este trabalho monográfico consiste de uma análise do conceito de avaliação mediado pela interface entre: consciência de classes; a adversidade na multiplicidade dos meios que consagram a avaliação; e, o trabalho educativo enquanto produto do capital humano reificado; de certo modo neste, não evidenciado. Apenas, subliminarmente. Expressando o seu caráter contraditório. Pois, se há a necessidade do avaliar presume-se que a mesma não se paute por critérios unilaterais. Já que, vivemos numa sociedade classista, esta precipuamente apropria-se de mecanismos para convalidar ou nortear o que lhe determina. Sendo este fator relacionado à manutenção do status quo - estado de permanência -, dos dominantes. No que tange a oferta de trabalho e empregabilidade. Isto é, por mais que existam inúmeras formas de avaliações no ensino-aprendizagem elas só reforçam o currículo oculto das massas detentoras do jugo sobre as classes subalternas. É inerente. Porém, não imanente. Todavia, os "teóricos" que se fizeram "notáveis", fornecem nos subsídios para uma melhor compreensão e tomada de decisões. Explicitando aspectos que no cotidiano não podemos vislumbrar. A práxis é realmente alienante. Obnubilando o amor-rigor da avaliação. Os mencionados teóricos encontram-se nas referências, ao final desta pretensa contribuição.