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    O conhecimento popular no contexto da educação infantil pública

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    R - E - PATRICIA MARTINS CEBULA.pdf (389.8Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Cebula, Patrícia Martins
    Metadata
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    Resumo
    Resumo :
     
    Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo abordar questões relacionadas a visão da Educação Infantil enquanto espaço de respeito e promoção da Educação Popular, onde o ser humano desde de sua mais tenra idade perceba a importância de valorizar as diferentes culturas, religiões, crenças, etc. Assim sendo, esta pesquisa buscou: a) analisar, como se expressa o conhecimento popular na proposta pedagógica de um CMEI (Centro Municipal de Educação infantil) do município de Pinhais/PR; b) analisar como se expressa o conhecimento popular sobre a educação da criança, no discurso de famílias do CMEI investigado; c) Investigar como se expressa no discurso dos profissionais do CMEI em questão a concepção de Educação Infantil, e se nesta o conhecimento popular é considerado; d) revelar e analisar as questões levantadas na investigação, para que a partir de uma visão crítica se possa traçar novos horizontes para fortalecer a relação entre a Educação Infantil Pública e o Conhecimento Popular. Para tanto, como método de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com educadores, pedagogas, diretora e familiares e/ou responsáveis por crianças em uma Instituição Municipal de Educação Infantil localizada no município de Pinhais/PR. Após analisar os dados foi possível verificar que o município possui diversas iniciativas que buscam a valorização e promoção da Educação Popular. No entanto somente tais iniciativas não são suficientes para se garantir que a Educação Popular seja valorizada e trabalhada nas Escolas de Educação Infantil. É preciso repensar a prática e buscar ações que mudem a forma de lidar cotidianamente com este tema. A Educação Popular necessita ser verdadeiramente transformadora, não basta ser realizada com as classes populares, mas deve, sobretudo, estar a serviço dos interesses das classes populares e da formação de uma consciência de classe.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54389
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

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