• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O pedagogo na educação infantil : um estudo sobre a função desse profissional na organização do trabalho pedagógico nos CMEIs do município de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANGELA STAFI STELMACHTCHUK.pdf (1.178Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Stelmachtchuk, Rosangela Stafi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objeto de estudo o trabalho das pedagogas em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba), focando essencialmente na função de organizar junto aos demais funcionários a formação pedagógica continuada. Pensando que, estes locais atendem gratuitamente parte da população, buscar-se-á compreender a questão da formação dos educadores inserida no contexto da sociedade capitalista, sociedade esta, marcada pelas contradições de classes. O tema de pedagogos formadores dos educadores e professores da educação infantil ganha importância no meio acadêmico, visto que recentemente essa etapa educacional passou a integrar a Educação Básica. Os profissionais que atuam na educação infantil necessitam de formação, a qual tem sido delimitada pelos interesses da sociedade em que se inserem, ou seja, a formação tem sido demarcada por um mínimo necessário às necessidades da sociedade capitalista. Em consequência, o atendimento às crianças, filhas de trabalhadores, tem tido em sua maioria, um caráter assistencialista, pautado no cuidado. A metodologia utilizada foi a qualitativa baseada no materialismo dialético, com utilização de entrevistas com profissionais que atuam como pedagogas, uma em um CMEI e outra em um núcleo regional. Por meio das entrevistas foi possível identificar a complexidade que envolve a função das pedagogas, incluindo a formação continuada, o acompanhamento do trabalho pedagógico cotidiano na creche, bem como a mediação entre os profissionais.
     
    Abstract : This work has as its object of study the work of pedagogues in CMEIs (Municipal Early Learning Centers of Curitiba) , focusing primarily on the role of organizing together with other officials continued teacher training . Thinking that these sites serve free part of the population - will seek to understand the issue of teacher training into the context of capitalist society, this society, marked by the contradictions of class. The theme of trainers teachers educators and teachers of early childhood education gains importance in academia, since this educational stage recently joined the Basic Education. The professionals who work in early childhood education need training, which has been defined by the interests of society to which they belong, the formation has been marked by a minimum required needs of capitalist society . Consequently, care for children, daughters of workers has had a paternalistic character, based mostly in care. The methodology was qualitative based on dialectical materialism, using interviews with professionals who work as education majors, one in a CMEI and another in a regional center. Through the interviews it was possible to identify the complexity involved in the function of pedagogues, including continuing education, monitoring the daily pedagogical work in the nursery, as well as mediation between professionals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50905
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV