Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Língua portuguesa - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Critérios de auxiliaridade em português
(1992)Resumo : A análise das locuções verbais sempre se apresentou problemática: o primeiro verbo da seqüência verbal é sempre auxiliar, formando o sintagma uma única oração? Em caso negativo, que critérios nos possibilitam ... -
Ensino de produção de texto : repensar e recriar a prática pedagógica numa perspectiva autonarrativa docente na educação básica
(2022)Resumo: A produção escrita na escola não é considerada por muitos como uma tarefa fácil e durante um longo período teve como preocupação os aspectos gramaticais em detrimento a sua função social e do estudante como seu ... -
Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
(2022)Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas ... -
Esteriótipos culturais no ensino/aprendizagem de portugues para estrangeiros
(2004)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de mostrar os resultados de um estudo empírico realizado com turmas de português para estrangeiros em dois contextos formais de ensino de Curitiba-PR: Celin (Centro de Línguas da ... -
A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
(2023)Resumo: Tendo em vista a importância de olhar para o currículo de formação dos professores como um dos recursos decisivos para a formação do perfil identitário dos profissionais que esperam para sua comunidade, a presente ... -
Idéias sem lugar nos livros didáticos de portugues (1940-1980) : a crítica ao normativismo feita por escritores exemplares
(2004)Resumo : Investigação na área de história da disciplina de língua portuguesa pela via dos livros didáticos, que identifica reflexões e críticas de escritores do século XX em torno da questão da língua e de seu ensino, bem ... -
Os multiletramentos por meio dos gêneros textuais digitais : práticas das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)Resumo: A dissertação integra a Linha de Pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo desta pesquisa foi identificar e ... -
Uma pesquisa autonarrativa : a práxis na construção do professor de redação em professor de produção de texto
(2022)Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do PRPPG da UFPR e tem como objeto de estudo a pesquisa autonarrativa de um docente inserido tanto no ambiente formal de ensino quanto ... -
Português escrito como segunda língua para surdos : um estudo das práticas de letramentos no contexto da escola bilíngue
(2023)Resumo: A educação de pessoas surdas, no Brasil, sempre foi atravessada por embates discursivos e práticos na busca pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação, como primeira ... -
Saber fazer docente de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular
(2021)Resumo: Frente às mudanças, advindas com a homologação do documento da Base Nacional Comum Curricular, o qual define, em caráter normativo, o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais aos educandos ao ...