A formação docente de língua portuguesa em Guiné-Bissau : sentidos construídos a respeito de currículos e identidades
Resumo
Resumo: Tendo em vista a importância de olhar para o currículo de formação dos professores como um dos recursos decisivos para a formação do perfil identitário dos profissionais que esperam para sua comunidade, a presente dissertação versa sobre o currículo e a formação dos professores de língua portuguesa na Guiné-Bissau, a fim de estabelecer diálogos entre as perspectivas e expectativas da pesquisadora sobre a formação destes com o plano curricular e os discursos que perpassam a sala de aula. Para tanto, foram investigadas as perspectivas e as expectativas da pesquisadora sobre a formação de professores da língua portuguesa na Guiné-Bissau bem como as dimensões do plano curricular. Também construímos sentidos sobre os discursos que circularam nas salas de aula através das rodas de conversas, e por último, contrastamos as perspectivas e expectativas da pesquisadora com os dados analisados de modo a ampliar a compreensão das dimensões do processo de formação docente na escola Tchico Té. Realizamos, ainda, uma pesquisa de cunho documental e bibliográfica, para análise do currículo e compreensão de outros olhares para dados similares. Também empregamos procedimentos autoetnográficos. Ao longo da análise, identificamos no Plano Curricular uma forte influência de um modelo de formação de professores baseada na perspectiva técnico científico (PLACCO, 2008), porém, os resultados das rodas de conversa em diálogo com as expectativas e perspectivas da pesquisadora apontam para a necessidade de estabelecer um diálogo mútuo entre o currículo (Plano Curricular) e a realidade sociocultural e linguística dos sujeitos envolvidos no processo de formação dos professores de português como língua não materna, a fim de promover uma educação autônoma, reflexiva e libertadora (FREIRE; 1987; 1996). Embora não seja uma discussão tão presente na formação de professores de língua portuguesa no país, há uma gigantesca necessidade de abertura de espaço de diálogo e de escuta sensível entre os envolvidos no processo do ensino e aprendizagem da língua, em especial entre os futuros professores da língua portuguesa e o plano curricular permitindo reflexões, autoreflexões, questionamentos e possíveis mudanças. Abstract: In view of the importance of looking at the teacher training curriculum as one of the decisive resources for the formation of the identity profile of the professionals they expect for their community, this dissertation deals with the curriculum and Portuguese language teacher education in Guinea-Bissau, in order to establish dialogues between the researcher's perspectives and expectations about their education with the curriculum plan and the speeches that permeate the classroom. To this end, the researcher's perspectives and expectations about Portuguese language teacher education in Guinea-Bissau were investigated as well as the dimensions of the curriculum plan. We also constructed meanings about the speeches that circulated in the classrooms through the conversation circles and, lastly, we contrasted the researcher's perspectives and expectations with the analyzed data in order to broaden the understanding of the dimensions of the teacher education process at the Tchico Té school. We also carried out a documentary and bibliographic research for analysis of the curriculum and understanding other views of similar data. We also employed autoethnographic procedures. Throughout the analysis, we found in the Curriculum Plan a strong influence of a teacher education model based on the technical-scientific perspective (PLACCO, 2008), however, the results of the conversation circles in dialogue with the researcher's expectations and perspectives point to the need to establish a mutual dialogue between the curriculum (Curriculum Plan) and the sociocultural and linguistic reality of the subjects involved in the educational process of teachers of Portuguese as a non-native language, in order to promote an autonomous, reflective and liberating education (FREIRE; 1987; 1996). Although it is not a discussion so present in the educational process of Portuguese language teachers in the country, there is a huge need to open up space for dialogue and sensitive listening among those involved in the process of teaching and learning the language, especially between future teachers of the Portuguese language and the curriculum plan allowing reflections, self-reflections, questionings and possible changes.
Collections
- Dissertações [423]