Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGobbi, Eduardo Felgapt_BR
dc.contributor.otherMacedo, Valeria de Cássiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorBrandão, Bruno Machadopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T19:12:57Z
dc.date.available2025-02-07T19:12:57Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94707
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo Felga Gobbipt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Msc. Valéria de Cássia Macedopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Zona Costeira Brasileira é marcada pela interação ecológica entre ecossistemas marinhos e terrestres, dentre estes destaca-se o bioma da Mata Atlântica, e toda e qualquer intervenção nestas áreas requerem atenção especial seja do Poder Público, seja das Organizações e Instituições interessadas e da Sociedade Civil. Diante deste cenário surge o projeto da Faixa de Infraestrutura, no litoral paranaense, que além de atender uma demanda local pelo desafogo da PR-412, atravessando de ponta a ponta o município de Pontal do Paraná servirá de apoio logístico a uma Região Industrial / Portuária congregando ao todo cinco obras: uma rodovia (duplicada e com quatro vias coletoras ligando a Via Arterial à Pr-412), um ramal ferroviário, um canal de drenagem, uma linha de transmissão e um gasoduto. Buscou-se destacar a evolução da análise socioeconômica em estudos ambientais, analisar o componente socioeconômico no contexto da Estudo de Impacto Ambiental e apresentar a situação da questão indígena e os Programas Ambientais. O estudo demonstrou a falta de programas que reforcem a economia local e que torne perene os impactos econômicos positivos para a regiãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Brazilian Coastal Zone is marked by the ecological interaction between marine and terrestrial ecosystems, among which the Atlantic Forest biome stands out, and any and all interventions in these areas require special attention whether from the Public Power, from interested Organizations and Institutions and from Society Civil. In view of this scenario, the Infrastructure Strip project arises, on the coast of Paraná, which in addition to meeting a local demand for the release of the PR-412, crossing the municipality of Pontal do Paraná from end to end will serve as logistical support for an Industrial / Port Region. bringing together five works in all: a highway (duplicated and with four collecting routes connecting the Via Arterial to the Pr-412), a railway branch, a drainage channel, a transmission line and a gas pipeline. We sought to highlight the evolution of socioeconomic analysis in environmental studies, analyze the socioeconomic component in the context of the Environmental Impact Study and present the situation of the indigenous issue and the Environmental Programs. The study demonstrated the lack of programs that strengthen the local economy and that make positive economic impacts for the region permanentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLicenças ambientaispt_BR
dc.subjectImpacto ambiental - Litoral Paranaense (PR)pt_BR
dc.subjectDireito ambientalpt_BR
dc.titleA Importância do componente socioeconômico no licenciamento ambiental da faixa de infraestrutura em Pontal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples