A responsabilidade social da sociedade empresarial face á gestão ambiental : estudo das ações realizadas por uma organização atuante na área química de Santa Catarina
Resumo
Resumo: Atualmente, é necessário que sejam observadas as questões prejudiciais ambientais geradas por determinado ramo de negócios e que sejam criados mecanismos para minimizá-los. Nesse sentido, a adoção de práticas socioambientais constitui a incorporação de um "papel social" por parte das empresas, levando-se em consideração que as mesmas são capazes de influenciar e transformar um contexto local por meio de atitudes inseridas no dia a dia organizacional. Além de gerar diversas melhorias, as adoções de atitudes sociais e ambientais pelas organizações promovem uma diferenciação de mercado com relação a outras sociedades empresariais, já que uma empresa ambientalmente correta se destaca frente à concorrência. Este estudo buscou, portanto, verificar a importância e a aplicabilidade da Gestão Ambiental aliada às ações de Responsabilidade Social realizadas por uma empresa pertencente ao ramo químico. A coleta de dados que permitiu a concretização deste estudo deu-se por meio de documentos e aplicação de um instrumento de pesquisa a uma amostra de 98 pessoas divididas entre funcionários, fornecedores, clientes e sociedade. Quanto aos resultados obtidos com a aplicação da pesquisa, evidenciou-se que a empresa estudada trata com muita importância as questões relacionadas à gestão socioambiental. A mesma já possui em vigência, de acordo com os documentos disponibilizados, ações que contemplam o tema, podendo, porém, incrementar ainda mais a sua atuação socialmente responsável Abstract: Currently, it is necessary to observe the harmful environmental issues generated by a certain line of business and to create mechanisms to minimize them. In this sense, the adoption of socioenvironmental practices constitutes the incorporation of a "social role" by companies, taking into account that they are able to influence and transform a local context through attitudes inserted in the organizational day to day . In addition to generating several improvements, the adoption of social and environmental attitudes by organizations promotes market differentiation in relation to other business societies, since an environmentally friendly company stands out in the face of competition. This study therefore sought to verify the importance and applicability of Environmental Management combined with the Social Responsibility actions carried out by a company belonging to the chemical industry. The data collection that enabled this study to be carried out took place through documents and the application of a research instrument to a sample of 98 people divided among employees, suppliers, customers and society. As for the results obtained with the application of the research, it was evidenced that the studied company deals with issues related to socioenvironmental management with great importance. According to the documents made available, it already has actions that address the theme, but it can, however, further increase its socially responsible performance
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- Direito ambiental [488]