• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jornalismo e SEO: das técnicas tradicionais de escrita jornalística à mediação das máquinas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    73.pdf (207.2Kb)
    Data
    2015-09-11
    Autor
    Ana Carvalho
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo busca analisar a evolução das técnicas de escrita jornalística em razão das necessidades de o conteúdo estar cada vez melhor posicionado em meio ao universo de informações apresentado ao leitor na internet. Para isso, a metodologia prevê revisão bibliográfica de autores que relatam as técnicas convencionais do jornalismo e os que trazem conceitos de webjornalismo, além da análise da convergência do jornalismo e da internet.Entre as hipóteses que sustentam tal observação, destaca-se a nova realidade nas redações jornalísticas, cuja apresentação do conteúdo ao leitor é precedida por uma etapa mediada por máquinas, em especial os sites de busca, através dos quais as pessoas pesquisam temas diversos que são apresentados nos primeiros lugares obedecendo a vários critérios, entre eles as técnicas de webwriting. Palavras-chave e repetições de termos estratégicos fazem parte do cotidiano de escrita dos jornalistas para potencializar o ranqueamento nos buscadores. A análise dessa realidade levou em consideração o portal G1, das Organizações Globo, um dos maiores portais de conteúdo da internet. Durante a semana de 29 de junho a 3 de julho, foi analisada a principal manchete apresentada na parte da manhã do portal, já que o conteúdo é bastante dinâmico. Entre os resultados obtidos, as matérias trazem sempre cruzamento de links para que o leitor permaneça mais tempo na página, além de repetição de termos e palavras-chave, demonstrando ser uma estratégia de negócio que passa a ser incorporada pelo jornalismo brasileiro.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91846
    Collections
    • VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015) [77]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV