Contrato de comunicação: um estudo sobre a relação entre emissoras de televisão e a população de Joinville
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas por duas emissoras de televisão da cidade de Joinville, Santa Catarina, para estabelecer os contratos de comunicação com o seu público. Essas emissoras, afiliadas a redes nacionais, RBS TV e Ric Record, disputam a liderança em audiência na cidade de Joinville e mantém campanhas institucionais com o intuito de incentivar boas ações da comunidade: “Joinville Faz Bem” e “Sou Bem Joinville”. A base teórica deste artigo está ancorada nas contribuições de Patrick Charaudeau (2007) no que se refere aos detalhes do contrato, entre eles os dados externos e internos. A metodologia aplicada é o modo de endereçamento, que permite estudar a relação entre produção e recepção. Por meio da análise de três reportagens de cada emissora, vinculadas às campanhas foi identificado o uso de estratégias dos dados externos e internos do contrato de comunicação. Foi possível concluir também, que para essas campanhas, o público é formado pela junção do alvo afetivo e intelectivo. Já que a informação acessível foi identificada, mas também o uso de repetições e tragédias é frequente.