Encontros de Pesquisa em Comunicação: Recent submissions
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DESENVOLVIMENTO PERFORMÁTICO E RECURSOS ESTÉTICOS: ESTRATÉGIAS PARA CONQUISTAR A AUDIÊNCIA NO PROGRAMA COMOSERÁ?DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO
(2015-09-23)O artigo tem por finalidade analisar o aspecto performático adotado notelejornalismo da TV aberta brasileira, tendo como objeto oPrograma Como Será?da Rede Globo de Televisão, que absorveu os assuntos de divulgação científica ... -
PESQUISAS RADIOFÔNICAS E ESTUDOS DEGÊNERO-UMBREVE PANORAMA
(2015-09-23)Opresenteartigo traz um breve panoramasobre asituação relacionada aostrabalhos que realizam a articulação entre questões radiofônicas e perspectivasde gênero. Para tanto,elaboraum mapeamento de todos os trabalhos apresentados ... -
ETNOGRAFIANA PESQUISACOMUNICACIONAL: A APLICAÇÃO DO MÉTODOEM SHOWS DE ROCK
(2015-09-23)Este artigo apresenta questões relacionadas ao uso do método etnográfico na pesquisa comunicacional. Trabalhamos com um acontecimento específico, que é o show da Cachorro Grande, banda de rock formada em 1999, com a Orquestra ... -
PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕESDE MULHERES “MADURAS”: UMA AUTOIMAGEM
(2015-09-23)Este artigo reflete acerca da construção da autoimagem de mulheres maduras (45-64anos), a partir da ponderação acerca de suas próprias percepções. A escolha desse grupo se justifica por se tratar de indivíduos significativos ... -
“PARA ENCHER OS OLHOS”:ANÁLISE CULTURAL DA VISIBILIDADE DE UMA RAINHA DO CARNAVALDO CLUBE SOCIAL NEGRO TREZE DE MAIO NO JORNAL A RAZÃO
(2015-09-23)O artigo analisaa entrevista concedida pela Rainha do Carnaval do Clube Social Negro Treze de Maio e 1ª Princesa do Carnaval de Santa Maria em 1970, AlcioneFlores do Amaral, bem comoosdados da pesquisa documental (Moreira, ... -
COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL E CULTURA: REPRESENTAÇÕES DA ARGENTINA NA FOTOGRAFIA DO FILME O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
(2015-09-23)Analisa-se a fotografia do filme argentino O Segredo dos Seus Olhos (2009), do diretor Juan José Campanella, com direção de fotografia de Félix Monti. Foi realizada análise da parte técnica, com ênfase na fotografia de ... -
APROPRIAÇÕES CULTURAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: O FLAMENCOINTERCULTURAL
(2015-09-23)A partir da premissa de que a globalização projeta identidades culturais desterritorializadas einterculturais, este estudo buscou compreender, através de uma metodologia qualitativa comestudantes e professores de flamenco, ... -
GUERREIRAS DA QUEBRADA: O EMPODERAMENTO DAMULHERDA PERIFERIA NO PROGRAMA “ESQUENTA!”
(2015-09-23)Frequentemente, quando retratada pelosmeios de comunicação, afigura damulher circula entre a fragilidade, a sensualidade e a passividade. Sob a perspectiva dos Estudos Culturais e amparado metodologicamente naanálise de ... -
“Meu filho não come”: reflexões sobre a vida real no jornalismo especializado em saúde
(2015-09-23)A partir da análise do último episódio da série “Meu filho não come”, exibida em 2013 peloprograma Bem Estar, discutimos como o show do real, apropriado dos reality shows, vemsendo adaptado e utilizado no jornalismo ... -
VISIBILIDADE E REPRESENTAÇÃO DE CORPOS ABJETOS NO AUDIOVISUAL: ASMULHERESTRANSNA FICÇÃO SERIADA VIASTREAMING
(2015-09-23)O artigo não tem o objetivo de ser um estudo aprofundado e detalhista, mas de apresentar um lacônico painel acerca da visibilidade e da qualidade das representações da transgeneridade. Tais representaçõessão observadas na ... -
JOVENS E CONSUMO MIDIÁTICO EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA: UMA ABORDAGEM QUALITATIVAEM BLUMENAU, SANTA CATARINA
(2015-09-23)Os contextos midiáticos em tempos de convergências têm oportunizado formas diferenciadas de relacionar-se e compartilhar opiniões e valores. Pretende-se analisar essas relações a partir da perspectiva do conceito das ... -
NA ORDEM DISCURSIVA DO FEÉRICO MUNDO DO FEMININO NA PUBLICIDADE
(2015-09-23)As imagens do feminino construídas e reproduzidas na publicidade estão, não poucas vezes, calcadas nas imagens das famosas princesas dos contos de fadas. Com o objetivo de seguir os rastros da memória desses contos, ... -
IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES POR MEIO DOS CATÁLOGOS DE MODA PRAIA
(2015-09-23)Pode-se dizer que o Brasil é visto mundialmente como influenciador de tendências de moda praia, em especial pelo fato destes produtos representarem a identidade e a cultura brasileira no exterior, muito devido ao apelo ... -
SELFIE, CONSUMO E CULTURA ICONOFÁGICA
(2015-09-23)"Complexos, multidimensionais e polifacetados, os temas que envolvem osautorretratosdas mídias sociais, os selfies, não poderiam ser aprofundados ou simplesmente envolvidos na sua totalidade em um único ensaio, pois, envolve ... -
BLOGS DE MODA: REFLEXÕES SOBRE OS DESLOCAMENTOS NAS POSIÇÕESDOS RECEPTORES A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO,COLABORAÇÃO E CO-CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS
(2015-09-23)Neste trabalho, buscamos estudar os deslocamentos nas posições dos receptores em comunicação, assim como retomar diferentes abordagens para a compreensão destes em algumas das principais correntes teóricas do campo da ... -
HOMENS DA CASA: A DECORAÇÃO COM PERSONALIDADE
(2015-09-23)No presente texto, analisamos algumas publicações do blog de decoração Homens da Casa, buscando discutir as interações entre gênero e consumo. Nos interessa refletir sobre discursos e práticas associadas à construção de ... -
ICONOGRAFIAS DO HABITAT: ESTUDO ANTROPOLÓGICO DA RELAÇÃO DAS PESSOAS COM SUAS MORADIAS
(2015-09-23)Este estudo apresenta as metodologias e aportes teóricos do trabalho de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda da UFPR o qual pretende realizar uma pesquisa antropológica do consumo e da relação das pessoas com ... -
ESTEREÓTIPOS DA COMUNIDADE GAY ENQUANTO SER VIRTUAL
(2015-09-23)A imagem da comunidade gay se modificou ao longo do tempo, de acordo com a con/discordância entre sua identidade e a aceitação da sociedade. Deforma geral, a ideia que se tem dos gays é limitada, estereotipada e preconceituosa. ... -
ENPECOM 2016: Programa
(Universidade Federal do Paraná, 2016-09-28) -
O ser mulher e o ser homem no blog Testosterona
(2016-08-27)Cada cultura e época apropriam-se dos significados de sexo e gênero de forma diferente. Nesse sentido, as disparidades entre os gêneros não são naturais aos seus corpos sexuados, mas obedecem a padrões que foram construídos ...