Desenvolvimento de pessoas : o estilo de liderança coach em professores de uma escola de artes marciais
Resumo
Resumo: O objetivo do estudo em questão foi analisar os conceitos de liderança em professores e instrutores de artes marciais, buscando examinar em que medida seus estilos de liderança apresentam características de perfil de liderança coach. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, com a coleta de dados sendo realizada através de entrevistas semiestruturadas individuais com dois professores de Jiu Jitsu e um instrutor de Muay Thai. As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise e os dados foram analisados através da metodologia de análise de conteúdo de temática por frequência de Bardin (2015), sendo categorizado em Conceitos de Liderança, com a obtenção de 32 códigos distintos, com uma frequência de 55 citações no total. Os códigos foram ordenados de forma decrescente pela frequência, com os mais citados sendo comparados com as teorias sobre liderança coach. Como conclusão, observou-se que grande parte dos códigos mais citados apresentaram forte semelhanças com as descrições sobre o estilo de liderança coach de diversos autores. Em contrapartida, entendemos que devido a amostragem utilizada, os resultados podem inferir uma visão pontual das crenças culturais daquela escola