• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Vivo à beira" : corpo, corte e contorno em Água Viva

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PAMELA JULIANA NOGAROTTO.pdf (3.168Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Nogarotto, Pâmela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este ensaio se debruça sobre a obra de Clarice Lispector, mais detidamente em Água Viva (1973), para pensar o corpo e seus limites, suas margens. Esses corpos são dois: primeiro, o corpo próprio, o corpo sensível (de quem escreve e de quem lê). Depois, o corpo do texto. No primeiro, a margem do livro delimita a escrita; no segundo, o equivalente se encontraria na pele, tecido que nos circunscreve. O argumento é o de que na narrativa se engendra uma dissolução das margens, uma sangria literária. Assim, se a escrita da autora flerta com a inapreensibilidade, a entrelinha, o entre-lugar, como se convencionou na crítica clariceana, o trabalho seguirá pela intuição de que é no limite do texto que reside o it, a 'coisa'. Essa sangria será também pensada como o próprio ato e necessidade do corpo de vazar, encontrada no nascimento, na morte, no sangue, no grito - atos de vazamento que perpassam a obra. O estudo, também limítrofe, articula a literatura e a filosofia, a saber, os estudos clariceanos (CIXOUS, 1990; LIBRANDI-ROCHA, 2012; 2014; NODARI, 2015; 2018; SOUZA, 2000; STIGGER, 2016; etc.) e os escritos sobre o corpo (BARTHES, 2013; 2018; FREUD, 2013; MERLEAU-PONTY, 1991, 1999, etc.).
     
    Abstract: This essay focuses on the work of Clarice Lispector, more specifically on Água Viva (1973), to think about the body and its limits, its margins. There are two bodies: first, the body itself, the sensitive body (of the one who writes and the one who reads). Then the body text. In the first, the margin of the book delimits the writing; in the second, the equivalent would be found in the skin, tissue that surrounds us. The argument is that the narrative engenders a dissolution of the margins, a literary bloodletting. Thus, if the author's writing flirts with inapprehensibility, the betweenlines, the in-between place, as conventionalized in Clarice's criticism, the work will follow the intuition that it is at the limit of the text that the it, the 'thing', resides. This bleeding will also be thought of as the body's own act and need to leak, found in birth, death, blood, scream - acts of leaking that permeate the work. The study, also borderline, articulates literature and philosophy, namely, Claricean studies (CIXOUS, 1990; LIBRANDI-ROCHA, 2012; 2014; NODARI, 2015; 2018; SOUZA, 2000; STIGGER, 2016; etc.) writings about the body (BARTHES, 2013; 2018; FREUD, 2013; MERLEAU-PONTY, 1991, 1999, etc.).
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82404
    Collections
    • Dissertações [423]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV