dc.contributor.advisor | Guimarães, Jayson Vaz, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Joycianne Cristina Cabral | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T23:09:27Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T23:09:27Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79705 | |
dc.description | Orientador: Jayson Azevedo Marsella de Almeida Pedrosa Vaz Guimarães | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a relação entre a escola e a comunidade, com conteúdo relacionado à gestão escolar. O objetivo geral foi mostrar o impacto positivo criado pela junção da escola e a comunidade e entender a importância da gestão a frente dessas duas bases para a sociedade. A importância deste estudo se justifica pela necessidade de entender o papel que possuímos na comunidade social, e que as participações de todos geram resultados significativos para o futuro. A proposta é compreender a necessidade das partes que envolvem este tema, e criar uma reflexão sobre o futuro educacional do país. Teremos como objetivos específicos a analise das atribuições do coordenador pedagógico no espaço escolar objetivando a construção da identidade da instituição. A necessidade da participação de toda a comunidade neste processo, também devendo ser observada o desempenho e a desenvoltura do pedagogo nesse trabalho. Na metodologia utilizada pretendeu-se estabelecer parâmetros para a construção de uma pesquisa foi realizada de forma qualitativa em busca da contribuição para desenvolvimento e construção do PPP junto à comunidade acadêmica. Realizaram-se reuniões para repasse de conteúdos estudados durante o curso de Pós-graduação. Cabe ressaltar que a política pedagógica, é de extrema importância para que todos encontrem soluções e juntos superem os desafios que possam surgir. Faz com que todos tenham voz e vez. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar democrática e participativa uma gestão para todos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |