Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.creatorLima, Maria Aparecida dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T12:20:39Z
dc.date.available2023-12-18T12:20:39Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78874
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Edna Mayer Vergarapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão pública deve afinar-se com a ideia de gestão social, pautada na solidariedade e no respeito, e que inclusão é um processo complexo e humano, que se caracteriza por ser, dialético, pluridimensional e exponencial de construção de culturas, desenvolvimento de políticas e orquestração de práticas. As análises apontam para aspectos relativos a uma gestão de cunho social, embora a predominância seja a de uma gestão educacional ainda voltada para a concepção estratégica, organizada sob a lógica da competitividade e, consequentemente, da exclusão. Se evidenciam também ações empíricas, onde o educador se vê diante de algo e busca soluções partindo de sua prática e não de algo estruturado e cientificamente testado. Este padrão de acontecimentos traz consequências muitas vezes desastrosas e de exclusão ainda maiorpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleInclusão : alavanca ou inércia?pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples