dc.contributor.advisor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.creator | Lima, Maria Aparecida de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:20:39Z | |
dc.date.available | 2023-12-18T12:20:39Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78874 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Dra. Edna Mayer Vergara | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo objetiva discutir as percepções e angustias expressas pelos Educadores ou Gestores, quando se deparam com situações de Inclusão direta, sem a devida orientação. Partindo do pressuposto de que a gestão pública deve afinar-se com a ideia de gestão social, pautada na solidariedade e no respeito, e que inclusão é um processo complexo e humano, que se caracteriza por ser, dialético, pluridimensional e exponencial de construção de culturas, desenvolvimento de políticas e orquestração de práticas. As análises apontam para aspectos relativos a uma gestão de cunho social, embora a predominância seja a de uma gestão educacional ainda voltada para a concepção estratégica, organizada sob a lógica da competitividade e, consequentemente, da exclusão. Se evidenciam também ações empíricas, onde o educador se vê diante de algo e busca soluções partindo de sua prática e não de algo estruturado e cientificamente testado. Este padrão de acontecimentos traz consequências muitas vezes desastrosas e de exclusão ainda maior | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Inclusão : alavanca ou inércia? | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |