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dc.contributor.advisorIpiranga Júnior, Pedro, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorRetondario, Sandro, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T18:18:42Z
dc.date.available2022-08-04T18:18:42Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76690
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pedro Ipiranga Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 09/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 90-95pt_BR
dc.description.abstractResumo: Campos de Carvalho foi um autor mineiro que causou certa repercussão a partir de meados do século XX, por sua prosa original e provocativa, permeada de humor ácido e nonsense. A proposta deste estudo é identificar, no romance O púcaro búlgaro, traços da cosmovisão carnavalesca e de elementos do que Mikhail Bakhtin chamou de literatura carnavalizada. A intenção é mostrar como Campos de Carvalho constrói uma forma de crítica social, usando como armas o riso carnavalizado e o absurdo. Para atingir este intuito, será realizada uma aproximação com a obra de François Rabelais e com o tipo de drama que ficou conhecido como Teatro do Absurdo. Veremos como surgem ao longo da obra carvalheana inúmeros indícios de literatura carnavalizada: enumerações, diversas referências ao baixo corporal, mésalliances, uma rica variedade de modos narrativos e estilos, além de personagens excêntricos. Perceberemos como os traços do Teatro do Absurdo presentes em Carvalho modalizam e distinguem a carnavalização e a prosa carvalheana da rabelaiseana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Campos de Carvalho was an author born in Minas Gerais who caused some repercussion from mid-twentieth onwards, due to his original and provocative prose, which was full of acid humor and nonsense. The purpose of this study is to identify traces from the carnavalesque cosmovision and elements which Mikhail Bakhtin called carnavalized literature in the novel O púcaro búlgaro. The goal is to show how Campos de Carvalho builds a social criticism using carnavalesque laughter and the absurd as his weapons. In order to achieve that, an approximation will be done with François Rabelais' work, and with the so called Theatre of the Absurd. We will analyze countless signs of carnivalized literature presented throughout Carvalho's prose: enumerations, numberless references to the low body parts, mésalliances, a rich variety of narrative forms and styles, in addition to eccentric characters. We will also notice how the features of Theatre of the Absurd that are presented in Carvalho's work can serve as a role model to distinguish not only the prose, but the carnavalesque sense in both writers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCarvalho, Walter Campos dept_BR
dc.subjectFicção romântica brasileirapt_BR
dc.subjectEscritores brasileiros - Minas Geraispt_BR
dc.subjectTeatro do absurdopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleNavegante do discurso : aspectos de transgressão, loucura e nonsense em O Púcaro búlgaro, de Walter Campos de Carvalhopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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