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    Navegante do discurso : aspectos de transgressão, loucura e nonsense em O Púcaro búlgaro, de Walter Campos de Carvalho

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    R - D - SANDRO RETONDARIO.pdf (32.31Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Retondario, Sandro, 1976-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Campos de Carvalho foi um autor mineiro que causou certa repercussão a partir de meados do século XX, por sua prosa original e provocativa, permeada de humor ácido e nonsense. A proposta deste estudo é identificar, no romance O púcaro búlgaro, traços da cosmovisão carnavalesca e de elementos do que Mikhail Bakhtin chamou de literatura carnavalizada. A intenção é mostrar como Campos de Carvalho constrói uma forma de crítica social, usando como armas o riso carnavalizado e o absurdo. Para atingir este intuito, será realizada uma aproximação com a obra de François Rabelais e com o tipo de drama que ficou conhecido como Teatro do Absurdo. Veremos como surgem ao longo da obra carvalheana inúmeros indícios de literatura carnavalizada: enumerações, diversas referências ao baixo corporal, mésalliances, uma rica variedade de modos narrativos e estilos, além de personagens excêntricos. Perceberemos como os traços do Teatro do Absurdo presentes em Carvalho modalizam e distinguem a carnavalização e a prosa carvalheana da rabelaiseana.
     
    Abstract: Campos de Carvalho was an author born in Minas Gerais who caused some repercussion from mid-twentieth onwards, due to his original and provocative prose, which was full of acid humor and nonsense. The purpose of this study is to identify traces from the carnavalesque cosmovision and elements which Mikhail Bakhtin called carnavalized literature in the novel O púcaro búlgaro. The goal is to show how Campos de Carvalho builds a social criticism using carnavalesque laughter and the absurd as his weapons. In order to achieve that, an approximation will be done with François Rabelais' work, and with the so called Theatre of the Absurd. We will analyze countless signs of carnivalized literature presented throughout Carvalho's prose: enumerations, numberless references to the low body parts, mésalliances, a rich variety of narrative forms and styles, in addition to eccentric characters. We will also notice how the features of Theatre of the Absurd that are presented in Carvalho's work can serve as a role model to distinguish not only the prose, but the carnavalesque sense in both writers.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76690
    Collections
    • Dissertações [423]

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