Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Elisa Daniele dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T23:15:24Z
dc.date.available2021-05-12T23:15:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/70634
dc.descriptionOrientador : Maurício Cesar Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca problematizar o processo de formação continuada oferecido aos profissionais, membros do conselho escolar e comunidade escolar, das Unidades Educacionais do Campo, do município de Araucária. O objetivo principal é entender como se dá o processo de formação e como essa ação coletiva pode contribuir para a implementação de avanços da democratização da Educação do Campo no município. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sobre a Educação do Campo, formação continuada e gestão democrática. No decorrer do desenvolvimento das temáticas do curso, foi utilizada a observação participante. Tomou-se como referências da fundamentação sobre gestão democrática, emancipação e formação continuada, autores como Paulo Freire e Jucimara Bengert Lima. Evidenciou-se, no desenvolvimento desse processo a necessidade da ampliação da oferta de formação continuada específica para a Educação do Campo. Destaca-se também, como resultado desse processo de formação, a composição de um grupo de estudos, como forma de garantir um espaço permanente de debate acerca de questões pertinentes à Educação do Campo. As análises se detém na formação e atividades desenvolvidas pelo grupo de estudos sobre educação do campo, que se constituiu no decorrer do curso, a partir de demandas levantadas pelos próprios cursistas.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectEducaçao do Campopt_BR
dc.titleDesafios e avanços possíveis na educação do campo de Araucária na perspectiva da gestão democráticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples