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dc.contributor.authorNunes, Renata Garcia de Araújopt_BR
dc.contributor.otherBentes, Roberto De Finopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-29T13:49:57Z
dc.date.available2022-07-29T13:49:57Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67115
dc.descriptionOrientador : Roberto de Fino Bentespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas Letras e Artes, Curso de Especializaçao em Formação de professores em EADpt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia focaliza a avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem no contexto escolar, pretendendo situar a avaliação em diferentes correntes/perspectivas, discutir questões e propostas recentes no campo da avaliação educacional, analisar o conhecimento que vem sendo produzido pelas pesquisas e as inovações que vem sendo implantadas em diferentes sistemas de ensino. Considerando que a escola tem sido vista onde se fonna um tipo de aluno segundo certos padrões de comportamento, caráter e integração social, as práticas avaliativas que estão sendo realizadas em algumas escolas são momento de discriminação da classe popular no sistema de ensino. A igualdade de oportunidades passa a ser ilusão. Segundo ENGUITA (1989) citado por Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação ­ Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MULTIRIO, a escola passa a ser um espaço social que antecipa as relações sociais da sociedade. No cotidiano da escola, o para quê avaliar, significa distinguir os bons dos maus alunos, "respeitando as diferenças individuais", capacitar os alunos para que os mesmo sejam capazes de fazer concursos seletivos, quantificar quantos têm condições de aprender etc.. É urgente refletirmos sobre o papel que a escola e seu processo avaliativo têm desempenhado no sentido de conferir aos alunos o direito à cidadania. O mundo exige, cada vez mais a compreensão e o domínio de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, além da formação de valores éticos renovados, para que todos possam compartilhar de uma vida plena. Avaliar para reproduzir o espírito competitivo existente na sociedade também pode significar a perda de valores importantíssimos para a convivência humana e para a formação do conceito de cidadania.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliação - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Avaliação - Avaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação - Um desafio constante no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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