Avaliação - Um desafio constante no processo ensino-aprendizagem
Resumo
Resumo : Esta monografia focaliza a avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem no
contexto escolar, pretendendo situar a avaliação em diferentes correntes/perspectivas, discutir questões e propostas recentes no campo da avaliação educacional, analisar o conhecimento que vem sendo produzido pelas pesquisas e as inovações que vem sendo implantadas em diferentes sistemas de ensino. Considerando que a escola tem sido vista onde se fonna um tipo de aluno segundo certos padrões de comportamento, caráter e integração social, as práticas avaliativas que estão sendo realizadas em algumas escolas são momento de discriminação da classe popular no sistema de ensino. A igualdade de oportunidades passa a ser ilusão. Segundo ENGUITA (1989) citado por Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Secretaria Municipal de Educação Empresa Municipal de Multimeios Ltda. - MULTIRIO, a escola passa a ser um espaço social que antecipa as relações sociais da sociedade. No cotidiano da escola, o para quê avaliar, significa distinguir os bons dos maus alunos, "respeitando as diferenças individuais", capacitar os alunos para que os mesmo sejam capazes de fazer concursos seletivos, quantificar quantos têm condições de aprender etc.. É urgente refletirmos sobre o papel que a escola e seu processo avaliativo têm desempenhado no sentido de conferir aos alunos o direito à cidadania. O mundo exige, cada vez mais a compreensão e o domínio de novos conhecimentos científicos e tecnológicos, além da formação de valores éticos renovados, para que todos possam compartilhar de uma vida plena. Avaliar para reproduzir o espírito competitivo existente na sociedade também pode significar a perda de valores importantíssimos para a convivência humana e para a formação do conceito de cidadania.
Collections
- Educação à distância [213]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Avaliação na pré-escola : concepção de avaliação A avaliação na perspectiva dos currículos municipais e estadual - 1988 a 1991
Lúcio, Maria Luiza Correia (1993) -
Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar
Bento, Claudia Regina Spolador (2014)Resumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, ... -
Avaliação nutricional, composição corpórea e avaliação bioquímica de atletas de futebol de categorias de base na pré-temporada e meio temporada
Carvalho, Cristiane Mara de (2014)Resumo: Os parâmetros estatura, peso, composição corpórea, qualidade e quantidade de macro e micro nutrientes e perfil bioquímico de jogadores de futebol durante a juventude, diferem quando se considera o período da ...