Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorLemes, Juliana Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-02T20:46:10Z
dc.date.available2024-04-02T20:46:10Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64296
dc.descriptionOrientador: Gelson Joao Tesserpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negóciospt_BR
dc.description.abstractResumo: A comunicação e o processo de troca de informações entre duas pessoas que compartilham significados. Seus propósitos são alcançar ação coordenada, compartilhar informações e expressar sentimentos e emoções. Na comunicação entre indivíduos, um emissor envia uma mensagem e um receptor a responde. A fonte a codifica em símbolos e a transmite ao receptor, que decodifica esses símbolos e da retorno ao emissor, indicando ter compreendido a mensagem. Contudo sabe-se que essa troca de informações pode não ser recebida da maneira que o emissor imaginava. Pois o ruído, que significa qualquer coisa que interrompa ou distorça a comunicação, pode interferir em qualquer estagio do processo. Percebe-se que as distorções, ambiguidades e as inconsistências aumentam a incerteza, e quanto menor a incerteza, maior sera a satisfação. Redes de comunicação são sistemas de troca de informação nas organizações. Padrões de comunicação surgem a medida que as informações passam de pessoa para pessoa. O uso extensivo dos canais de comunicação, aumenta o fluxo de comunicação, reduz as incertezas e melhora o desempenho e satisfação dos colaboradores na organização. Entretanto demonstra-se que a ideia da comunicação perfeita e inatingível, pois o fator humano gera distorções que nunca conseguimos eliminar completamente. Mesmo assim, existem evidências que demonstram haver uma relação positiva entre a produtividade dos funcionários e a comunicação eficiente e eficaz. E para este trabalho o principal objetivo foi desenvolver uma estrutura metodológica, a ser realizada através da análise da literatura existente, por meio de uma pesquisa descritiva, buscando demonstrar a importância e a necessidade da comunicação eficiente e eficaz, para uma melhor gestão de negócios.pt_BR
dc.format.extent56 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.titleComunicação interna organizacionalpt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples