Comunicação interna organizacional
Resumo
Resumo: A comunicação e o processo de troca de informações entre duas pessoas que compartilham significados. Seus propósitos são alcançar ação coordenada, compartilhar informações e expressar sentimentos e emoções. Na comunicação entre indivíduos, um emissor envia uma mensagem e um receptor a responde. A fonte a codifica em símbolos e a transmite ao receptor, que decodifica esses símbolos e da retorno ao emissor, indicando ter compreendido a mensagem. Contudo sabe-se que essa troca de informações pode não ser recebida da maneira que o emissor imaginava. Pois o ruído, que significa qualquer coisa que interrompa ou distorça a comunicação, pode interferir em qualquer estagio do processo. Percebe-se que as distorções, ambiguidades e as inconsistências aumentam a incerteza, e quanto menor a incerteza, maior sera a satisfação. Redes de comunicação são sistemas de troca de informação nas organizações. Padrões de comunicação surgem a medida que as informações passam de pessoa para pessoa. O uso extensivo dos canais de comunicação, aumenta o fluxo de comunicação, reduz as incertezas e melhora o desempenho e satisfação dos colaboradores na organização. Entretanto demonstra-se que a ideia da comunicação perfeita e inatingível, pois o fator humano gera distorções que nunca conseguimos eliminar completamente. Mesmo assim, existem evidências que demonstram haver uma relação positiva entre a produtividade dos funcionários e a comunicação eficiente e eficaz. E para este trabalho o principal objetivo foi desenvolver uma estrutura metodológica, a ser realizada através da análise da literatura existente, por meio de uma pesquisa descritiva, buscando demonstrar a importância e a necessidade da comunicação eficiente e eficaz, para uma melhor gestão de negócios.
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- Gestão de negócios [506]