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dc.contributor.advisorMartins, Onilza Borges, 1940-2018pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorMartins, Karla de Cássiapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-15T15:00:47Z
dc.date.available2024-04-15T15:00:47Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64294
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Onilza Borges Martinspt_BR
dc.descriptionMonografia (Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negóciospt_BR
dc.description.abstractResumo: O mundo está cheio de empresas, que como os dinossauros, foram imensos no passado, dominaram o seu tempo e hoje estão extintas, enquanto outras continuaram crescendo e dando grandes alegrias aos seus acionistas. O que faz as empresas mudarem e o impacto de novas tecnologias para novas produtos e na estrutura das empresas. As mudanças são mais rápidas hoje do que em qualquer época do passado. Sabendo gerenciar, as mudanças se transformam em oportunidades. A aprendizagem e um processo muito complexo, pois se trabalha com pessoas diferentes e em situações diferentes. Como convencer as pessoas de que a tecnologia inventada para nos auxiliar, tornar a vida mais prática hoje pode estar se tornando um problema para o planeta? A gestão de mudança e o gerenciamento eficaz da mudança de uma organização, processo ou tecnologia, de tal modo que dirigentes, gerentes e colaboradores trabalhem juntos para realizar com sucesso seus objetivos, procurando: minimizar os impactos sabre a produtividade; evitar perda de pessoas valiosas e rotatividade desnecessária; eliminar impactos adversos sobre os clientes; atingir os resultados desejados o mais rápido possível. Sustentabilidade e aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. O presente trabalho consistiu em um "survey", visando identificar as praticas de sustentabilidade empregadas nas empresas, os processos de gestão de mudança e as principais dificuldades dos profissionais para implantar processos de sustentabilidade e promover as mudanças necessárias a cultura da empresa e de seus funcionários. Com base no referencial teórico foi elaborado um questionário com 21 perguntas de múltipla escolha no qual se procurou levantar dados de gestão da mudança e de sustentabilidade. Na ultima questão procurou-se justificar o motivo para se implantar gestão da mudança na empresa. O questionário foi dividido em 3 categorias: Dados da empresa e dos gestores; informações sobre sustentabilidade; informações sobre gestão da mudança. Este estudo buscou levantar informações sobre as praticas de sustentabilidade e gestão da mudança nas empresas.pt_BR
dc.format.extent77f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleA importância da gestão da mudança para a prática da sustentabilidade nas empresaspt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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