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dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorBorges, Flavia Valeria Marquespt_BR
dc.date.accessioned2024-06-28T17:54:16Z
dc.date.available2024-06-28T17:54:16Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62634
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negociospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo apresentamos o mapeamento do comportamento da verba publicitaria em Curitiba e Região Metropolitana, buscando observar todo o processo de mídia, seja ela conservadora ou alternativa e seus investimentos para identificar oportunidades e ameaças. E ainda, em uma perspectiva histórica, apresentamos os critérios de classificação sócio-econômica do consumidor brasileiro desenvolvidos por ABA-Abipeme, sobre os quais e feita uma análise critica. Concluímos que podemos explorar as pesquisas demográficas como forma de atração de investimentos publicitários, já que Curitiba e conhecida como "Cidade Teste" no momento em que as empresas decidem lançar um produto ou serviço. Esse "título" deve-se ao perfil demográfico privilegiado que a cidade apresenta em relação a outros municípios do estado e inclusive do Brasil. Nos últimos cinco anos a cidade de Curitiba teve um nivelamento nas classes sociais, proporcionando uma melhora na qualidade de vida. Houve uma redução significativa na classe E, o que representa melhores condições de vida e aumento no potencial de consumo. De outro modo, a redução da classe A mostra uma redistribuição de renda e podemos dizer que se trata de uma sociedade pouco mais justa neste critério. Percebemos que a população curitibana tem crescido a taxas inferiores a media brasileira, denotando maior estabilidade de crescimento e uma relação de equilíbrio com as medias brasileiras. Concluindo, as principais tendências e o montante de investimentos no Estado do Paraná continuam confirmando o foco na industrialização e na área de serviços sem, no entanto, abandonar o setor agrícola.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPublicidade - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.titleMapa do potencial econômico publicitário de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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