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    Mapa do potencial econômico publicitário de Curitiba

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    FLAVIA VALERIA MARQUES BORGES.pdf (12.65Mb)
    Data
    2006
    Autor
    Borges, Flavia Valeria Marques
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Neste estudo apresentamos o mapeamento do comportamento da verba publicitaria em Curitiba e Região Metropolitana, buscando observar todo o processo de mídia, seja ela conservadora ou alternativa e seus investimentos para identificar oportunidades e ameaças. E ainda, em uma perspectiva histórica, apresentamos os critérios de classificação sócio-econômica do consumidor brasileiro desenvolvidos por ABA-Abipeme, sobre os quais e feita uma análise critica. Concluímos que podemos explorar as pesquisas demográficas como forma de atração de investimentos publicitários, já que Curitiba e conhecida como "Cidade Teste" no momento em que as empresas decidem lançar um produto ou serviço. Esse "título" deve-se ao perfil demográfico privilegiado que a cidade apresenta em relação a outros municípios do estado e inclusive do Brasil. Nos últimos cinco anos a cidade de Curitiba teve um nivelamento nas classes sociais, proporcionando uma melhora na qualidade de vida. Houve uma redução significativa na classe E, o que representa melhores condições de vida e aumento no potencial de consumo. De outro modo, a redução da classe A mostra uma redistribuição de renda e podemos dizer que se trata de uma sociedade pouco mais justa neste critério. Percebemos que a população curitibana tem crescido a taxas inferiores a media brasileira, denotando maior estabilidade de crescimento e uma relação de equilíbrio com as medias brasileiras. Concluindo, as principais tendências e o montante de investimentos no Estado do Paraná continuam confirmando o foco na industrialização e na área de serviços sem, no entanto, abandonar o setor agrícola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62634
    Collections
    • Gestão de negócios [533]

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