Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorErthal, Fabio Ricardo Munizpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-20T15:26:03Z
dc.date.available2024-05-20T15:26:03Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56567
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa monografia tem como objetivo mostrar as vantagens que a implantação da área de Controladoria, pode trazer para a tomada de decisão no Serviço Social do Comércio - SESC. A nova área seria responsável pela otimização do resultado econômico da organização, apoiada em ferramentas de Gestão e um Sistema de Informação Gerencial. Para tanto, é apresentada a fundamentação teórica necessária ao suporte do modelo. São discutidos aspectos como: a Gestão do Conhecimento, Modelo de Gestão, Controladoria, Informação e Sistema de Informação Gerencial. Este deve ser adotado para a filtragem de informações relevantes ao sucesso do projeto, auxiliando gestores na tomada de decisões adequadas para a organização. Através do estudo, são apresentados aspectos, acerca do histórico e evolução da empresa SESC, caracterizando e identificando suas particularidades, bem como, suas principais atuações. O modelo proposto considera a Controladoria como uma área de responsabilidade, com missão definida e composta por todos os subsistemas que interagem para consecução de seus objetivos. Neste aspecto, é responsável por desenvolver ações e ferramentas visando a otimização do resultado econômico da empresa, a minimização de riscos e incertezas conduzindo à satisfação de seus clientes. A proposta prevê a aplicação de mapas de gestão para melhor desenvolvimento da área, maior controle das principais informações, aperfeiçoamento da tomada de decisões e identificação das falhas durante o processo. Portanto, o estudo apresenta, uma visão de cada subsistema que compõe a Controladoria, de forma que, a empresa, ao constatar a necessidade de implantação desta área, identifique suas características primordiaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.titleImplantação da área de controladoria no Serviço Social do Comércio - SESCpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples