Implantação da área de controladoria no Serviço Social do Comércio - SESC
Resumo
Resumo: Essa monografia tem como objetivo mostrar as vantagens que a implantação da área de Controladoria, pode trazer para a tomada de decisão no Serviço Social do Comércio - SESC. A nova área seria responsável pela otimização do resultado econômico da organização, apoiada em ferramentas de Gestão e um Sistema de Informação Gerencial. Para tanto, é apresentada a fundamentação teórica necessária ao suporte do modelo. São discutidos aspectos como: a Gestão do Conhecimento, Modelo de Gestão, Controladoria, Informação e Sistema de Informação Gerencial. Este deve ser adotado para a filtragem de informações relevantes ao sucesso do projeto, auxiliando gestores na tomada de decisões adequadas para a organização. Através do estudo, são apresentados aspectos, acerca do histórico e evolução da empresa SESC, caracterizando e identificando suas particularidades, bem como, suas principais atuações. O modelo proposto considera a Controladoria como uma área de responsabilidade, com missão definida e composta por todos os subsistemas que interagem para consecução de seus objetivos. Neste aspecto, é responsável por desenvolver ações e ferramentas visando a otimização do resultado econômico da empresa, a minimização de riscos e incertezas conduzindo à satisfação de seus clientes. A proposta prevê a aplicação de mapas de gestão para melhor desenvolvimento da área, maior controle das principais informações, aperfeiçoamento da tomada de decisões e identificação das falhas durante o processo. Portanto, o estudo apresenta, uma visão de cada subsistema que compõe a Controladoria, de forma que, a empresa, ao constatar a necessidade de implantação desta área, identifique suas características primordiais
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- Gestão de negócios [533]