Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 22
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática
(2021)
Resumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas ...
Realidade aumentada : uma alternativa para a inovação de recursos didáticos para a EAD
(2017)
A Realidade Aumentada (RA) tem-se constituído como uma inovação na educação por possibilitar a ampliação de aspectos sensoriais dos recursos didáticos (proporcionados pelo som e pelas animações em 3D), e consequentemente, ...
Integração de tecnologias digitais à temática linguagem oral e escrita no ensino fundamental I
(2017)
Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa apresentar uma proposta que conduza ao uso de tecnologias digitais para contribuir com a aprendizagem da temática Linguagem Oral e Escrita (LOE) no 5º. ano da ...
Análise de aprendizagem da metologia hands-on-tec baseada na mineração de dados : um estudo de caso
(2019)
Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com o objetivo de fazer uma análise de aprendizagem relativa à aplicação da metodologia Hands- on-Tec no ensino de Ciências da Natureza a alunos do 4o e 5o ...
Acessibilidade em AVEA : contribuições para a participação de surdos
(2018)
Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a acessibilidade em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem para surdos em cursos do ensino superior em Educação a Distância. Seu fundamento ...
Análise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analytics
(2018)
Resumo : Com o objetivo de melhorar projetos educacionais com base na análise dos dados produzidos nestes contextos, o Learning Analytics (LA) é considerado um assunto emergente entre pesquisadores, de modo que diversos ...
Serious games : uma proposta para o ensino de gramática no ensino fundamental I
(2017)
Resumo : No início da década de 50 era desenvolvido o que hoje se assemelha ao que chamamos de videogame. Desde então os games digitais foram ganhando espaço ao longo dos anos no mercado mundial, como principal objetivo o ...
Análise computacional de isolantes topológicos
(2018)
Resumo : O desenvolvimento da Ciência de Materiais se associa ao desenvolvimento de toda a tecnologia. O conhecimento e domínio dos nanomateriais limita ou possibilita outros tipos de desenvolvimentos. A recente descoberta ...
Técnicas de projetos de algoritmos : backtracking e programação dinâmica
(2017)
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar técnicas de Projeto de Algoritmos, especialmente as técnicas de Backtracking e Programação Dinâmica, bem como estudos de caso da prática do ensino acerca destas ...
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
(2019)
Resumo : O estudo da computação pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na análise de problemas e na proposição de soluções computacionais. O curso de Licenciatura em Computação, apresenta algumas possibilidades ...