Computação (Jandaia do Sul)
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Submissões recentes
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O conto perdido : estudo sobre o desenvolvimento de um serious game
(2021)Resumo: Nos últimos anos, em decorrência dos avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), houve uma grande mudança no perfil das crianças e adolescentes, tanto aqui no Brasil quanto em outros países, dando ... -
Reconhecimento de expressões faciais de alunos com CNN
(2023)Resumo : Reconhecer as emoções dos alunos é fundamental para qualquer sistema educacional, pois permite projetar melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Identificar as emoções pode ser uma tarefa simples para os ... -
Desenvolvimento front-end de uma aplicação web para aprendizado dos professores da educação básica
(2023)Resumo : A alta necessidade de aprendizado contínuo dos professores da Educação Básica do ensino educacional Brasileiro, sobre recursos tecnológicos, ocasionado por umperíodo de pandemia do Corona Vírus (Covid-19), é o ... -
Ensino do pensamento computacional para crianças : análise de ferramentas para construção de uma proposta pedagógica
(2017)Resumo : O Pensamento Computacional (PC) tem sido um tema debatido por muitos educadores ao redor do mundo. Sabe-se que o PC é a base para diversos fundamentos da Ciência da Computação, com aplicação na resolução de problemas ... -
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática
(2021)Resumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas ... -
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
(2021)Resumo : Emoções são reações que os seres humanos apresentam em várias situações e contextos, sendo, às vezes, uma tarefa difícil, expressálas e interpretálas. Assim, denotase importante aprender a se ... -
Problema da mochila : algoritmos e aplicações
(2021)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Problema da Mochila 0–1, algumasde suas variações, formas de resolução utilizando os paradigmas de ProgramaçãoDinâmica e Branch and Bound, assim como diversas ... -
Técnicas de projetos de algoritmos : backtracking e programação dinâmica
(2017)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar técnicas de Projeto de Algoritmos, especialmente as técnicas de Backtracking e Programação Dinâmica, bem como estudos de caso da prática do ensino acerca destas ... -
Integração de tecnologias digitais à temática linguagem oral e escrita no ensino fundamental I
(2017)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa apresentar uma proposta que conduza ao uso de tecnologias digitais para contribuir com a aprendizagem da temática Linguagem Oral e Escrita (LOE) no 5º. ano da ... -
Uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática
(2018)Resumo : O objetivo desta pesquisa é investigar como as tecnologias têm sido utilizadas, nos diferentes níveis escolares, para o ensino de matemática. Para tanto, foi realizado um levantamento no banco de dados da CAPES ... -
Acessibilidade em AVEA : contribuições para a participação de surdos
(2018)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a acessibilidade em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem para surdos em cursos do ensino superior em Educação a Distância. Seu fundamento ... -
Análise computacional de isolantes topológicos
(2018)Resumo : O desenvolvimento da Ciência de Materiais se associa ao desenvolvimento de toda a tecnologia. O conhecimento e domínio dos nanomateriais limita ou possibilita outros tipos de desenvolvimentos. A recente descoberta ... -
Análise de uma plataforma de recursos educaionais digitais baseada em feedback de professores e learning analytics
(2018)Resumo : Com o objetivo de melhorar projetos educacionais com base na análise dos dados produzidos nestes contextos, o Learning Analytics (LA) é considerado um assunto emergente entre pesquisadores, de modo que diversos ... -
Serious games : uma proposta para o ensino de gramática no ensino fundamental I
(2017)Resumo : No início da década de 50 era desenvolvido o que hoje se assemelha ao que chamamos de videogame. Desde então os games digitais foram ganhando espaço ao longo dos anos no mercado mundial, como principal objetivo o ... -
Proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem baseada em jogos educativos
(2019)Resumo : Os jogos e brincadeiras sempre fizeram parte de nossas vidas como algo comum e corriqueiro desde a tenra idade. Ao longo da história, os jogos e brincadeiras foram tilizados para ensinar e entreter de várias formas, ... -
Desempenho acadêmico em disciplinas de algoritmos e programação e a evasão nos cursos de licenciatura em computação
(2019)Resumo : O primeiro contato com disciplinas de Algoritmos e Programação de Computadores possibilita o desenvolvimento de algumas competências necessárias aos estudantes, como o raciocínio lógico, interpretação de texto e ... -
Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e proteção de dados : um mapeamento da legislação pertinente à presença da informática na educação
(2019)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma descrição da legislação pertinente em territórios estadual, nacional e internacional que afetem substancialmente a informática na educação ... -
Análise de aprendizagem da metologia hands-on-tec baseada na mineração de dados : um estudo de caso
(2019)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com o objetivo de fazer uma análise de aprendizagem relativa à aplicação da metodologia Hands- on-Tec no ensino de Ciências da Natureza a alunos do 4o e 5o ... -
Percepção dos docentes na Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul quanto a recursos educacionais abertos
(2019)Resumo : Na atualidade muito se fala sobre uma educação democrática, e que o compartilhamento se faz necessário para novos avanços tecnológicos e do conviver em sociedade. Os Recursos Educacionais Aberto (REA), abre espaço ... -
Internet das coisas robóticas aplicadas ao ensino de programação
(2019)Resumo : Com a convergência tecnológica, inúmeros dispositivos foram desenvolvidos e em se popularizado. Nesse meio, se encontram os dispositivos conhecidos como Internet das Coisas, do inglês, Internet of Things (IoT), ...