• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Acessibilidade em AVEA : contribuições para a participação de surdos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TAISA MOREIRA DA COSTA.pdf (5.405Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Costa, Taísa Moreira da, 1996-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a acessibilidade em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem para surdos em cursos do ensino superior em Educação a Distância. Seu fundamento está relacionado a análise da Sinopse Estatística da Educação Superior que apresenta uma demanda de surdos em cursos a distância, modalidade esta que consiste em viabilizar processos de ensino e aprendizagem em que professor e alunos estão separados fisicamente, entretanto, um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem configura-se como recurso tecnológico de mediação. Contudo compreendemos que compete a este recurso o acesso de todas as pessoas, independente de características físicas, linguísticas ou cognitivas. Para isto, inicialmente, foram identificados estudos quanto a descrição dos aspectos da primeira língua e segunda língua do surdo. Uma Revisão da Literatura trouxe resultados sobre as dificuldades e potencialidades do uso de materiais didáticos nessas duas línguas. Em seguida, identificamos as recomendações de acessibilidade web disposta no documento Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdos Web, desenvolvido pelo Consórcio World Wide Web. Baseado na identificação destas recomendações e aspectos da Revisão da Literatura, realizamos uma análise do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da Universidade Federal do Paraná. Por fim, propomos um storyboard para a composição de uma sala de aula virtual em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem para ensino superior de surdos, com base nos resultados dos processos realizados anteriormente. Finalizamos destacando a importância desta pesquisa no que tange as suas contribuições para pesquisas afins que buscam potencializar a participação de surdos no ensino superior, tendo em vista mídias digitais e suas possibilidades de melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68775
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV