• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    M_VITOR_HUGO_SANTOS_ALENCAR.pdf (2.695Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Alencar, Vitor Hugo Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas operacionais, compiladores, engenharia de software e redes de computadores. Tal disciplina propicia aos estudantes o contato com conceitos fundamentais algébricos, lógicos e combinatórios necessários para entendimento das disciplinas citadas. A importância da Matemática Discreta se dá também por conta da necessidade do raciocínio lógico e abstrato e da relevância da notação matemática. A partir da sua notória contribuição para o aprendizado do aluno, levando ainda em consideração a dificuldade que pode ser encontrada ao transmitir os conceitos relacionados a disciplina mencionada, o objetivo do presente trabalho está voltado em propor uma alternativa de ensino para a aplicação de conceitos atrelados a Matemática Discreta, utilizando para isso a Modelagem Matemática. Os conceitos abordados voltaram-se especificamente para o ensino de grafos, que foram moldados mediante a modelagem, seguindo como referencial teórico específico, que descreve o processo da modelagem através de tópicos que podem ser vistos como um ciclo de ações. Para atingir o objetivo mencionado, foram desenvolvidos materiais baseados na Modelagem Matemática,elaborados propositalmente para gerar interações dos alunos e, que, serviram de norte para a aplicação de uma aula numa disciplina de Matemática Discreta, ofertada em um curso do ensino superior. Os conceitos da aula foram conduzidos a partir de situações problema que permitiram gerar contextos pertinentes do que se era esperado, com interações dos alunos e ações que se relacionam diretamente com o processo de Modelagem Matemática pretendido, passando, por exemplo, pela abstração de um problema, levantamento de hipóteses, elaboração de um modelo matemático e validação do modelo, além da relação cíclica de uma etapa a outra. Por fim, conclui-se que a aplicação da Modelagem Matemática permite sintetizar contextos matemáticos em situações que aproximam à realidade do aluno, facilitando e desmistificando conceitos técnicos e abstrato
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80451
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [23]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV