Realidade aumentada : uma alternativa para a inovação de recursos didáticos para a EAD
Resumo
A Realidade Aumentada (RA) tem-se constituído como uma inovação na educação por possibilitar a ampliação de aspectos sensoriais dos recursos didáticos (proporcionados pelo som e pelas animações em 3D), e consequentemente, por favorecer a aprendizagem significativa ao simular experiências reais através da virtualidade. Nesse sentido, neste trabalho buscamos contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento de recursos digitais apoiados por RA. Para isso, foi desenvolvido um objeto virtual utilizando as plataformas de desenvolvimento de software Unity, Vulforia e 3D Max. A utilização da RA poderá estimular o uso de tablets e celulares como recursos didáticos. Foram definidos conteúdos curriculares de uma disciplina de um curso de pós-graduação a distância que servirão de base para desenvolver atividades pedagógicas apoiadas pela RA. Como resultado constatamos que o uso de RA, apesar de ainda ser reduzido, constitui um campo de pesquisa e desenvolvimento promissor tendo em vista a evolução e ao uso cotidiano das tecnologias digitais.