| dc.contributor.advisor | Marafon, Danielle | pt_BR |
| dc.contributor.author | Luz, Sirlei Terezinha Fernandes | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-09-02T21:28:17Z | |
| dc.date.available | 2022-09-02T21:28:17Z | |
| dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50096 | |
| dc.description | Orientadora: Danielle Marafon | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo tem por finalidade, demonstrar por meio de um relato de experiência os resultados obtidos, após a intervenção proposta pelo Grupo de Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão,constituído por docentes da UFPR Setor Litoral em parceria com a secretaria Municipal de Educação de Itaperuçu, especificamente no módulo intitulado "Gestão e Processos de Educação da Infância", com a proposta de problematizar as questões referentes à infância e a educação infantil com professores da rede pública e privada do Município de Itaperuçu. Este trabalho apresenta questões consideradas relevantes que foram discutidas e (re)pensadas referente à criança e a sua infância, bem como os pressupostos que norteiam a Educação Infantil. A intenção primordial foi abordar as práticas pedagógicas adotadas na educação infantil. Para isso nossa discussão se deu a partir de práticas de ensino consideradas relevantes, pelos docentes participantes do curso. Além disso, pretende-se abordar em que condições, ou seja, quais momentos históricos tais práticas pedagógicas foram desenvolvidas. Apresentamos um diagnostico sobre a história da educação infantil no Brasil e as práticas pedagógicas utilizadas pelas cursistas. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa permitiram verificar que algumas tendências pedagógicas, apesar de ultrapassadas, perduram até hoje. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online (9 p.) : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.title | Sou criança respeite minha infância | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |