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dc.contributor.advisorDidonet, Simone Regina, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.creatorSouza, João Renato dept_BR
dc.date.accessioned2025-03-10T16:55:04Z
dc.date.available2025-03-10T16:55:04Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49538
dc.descriptionOrientadora : Simone Didonetpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Não se chega à inteligência nos negócios pelo acesso passivo à informação. A inteligência precisa ser criada. Muitos autores de planejamento estratégico defendem que o mercado nada mais é do que um mero campo de batalha e, por isso, é conveniente que os empresários de hoje pensem como estrategistas. Este estudo mostra, de diversos ângulos, a dinâmica do tratamento de informações estratégicas como uma função organizada e metodológica de Inteligência Competitiva (ou Inteligência Mercadológica). O estudo buscou também descobrir de que forma as ferramentas de Inteligência Mercadológica podem ser utilizadas para a internacionalização dos serviços de uma empresa, de forma efetiva, analisando todo o processo, desde a busca da informação, até a disseminação e elaboração de estratégias. A pesquisa, mostrada no final, sobre o emprego real da Inteligência Mercadológica empregada em uma empresa de engenharia, feita através de entrevistas semi-estruturadas, mostra como este processo pode ser melhor aproveitado e como a empresa pode utilizar dele para sobreviver em novos mercados. Através do estudo, concluiu-se que é necessário que os funcionários da empresa tenham competência para saber qual uso deve-se fazer das informações, indicando que o processo de IM deve estar muito mais na cultura empresarial do que propriamente em processos formais.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleA relevância da inteligência mercadológica como recurso para a internacionalização de serviçospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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