MBA em inteligência de negócios
Navegar por
Submissões recentes
-
Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
(2018)Resumo : O presente trabalho apresenta pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com análise de resultados qualitativa e indutiva e cuja coleta de dados foi realizada no intuito de aprofundar os conhecimentos gerenciais ... -
A utilização de software de Business Intelligence para tomada de decisão para gerar aumento de vendas e crescimento no mercado online : estudo de caso ecommerce de peças automotivas
(2017)Resumo : Apresenta o modelo de gerenciamento de informação de um comércio online de peças automotivas focada no crescimento de vendas, que se utiliza das informações de forma estratégica para avaliação do mercado através ... -
A utilização de ferramentas gerenciais de Bi para o desenvolvimento estratégico de micro e pequenas empresas : estudo de caso ecommerce de bebidas
(2017)Resumo : Apresenta uma contextualização da construção estratégica para uma microempresa do setor de comercio online de bebidas, iniciando desde as definições estratégicas básicas, metodologias de implementação de objetivos ... -
Transporte terrestre de gráneis sólidos : evolução da movimentação e share entre modais terrestre aos portos de Santos e da Região Sul
(2018)Resumo : O Brasil é um dos principais exportadores de grãos do mundo, registra safras recordes todos os anos, porém sua estrutura logística impede que os resultados deste setor econômico sejam mais expressivos. A produção ... -
Tendências e oportunidades de mercado para a terceira idade em Curitiba - PR
(2014)Resumo: As últimas décadas do século XX apresentaram grandes mudanças na estrutura demográfica da população. O ritmo crescente da população idosa (acima de 60 anos) e as condições econômicas desta classe têm proporcionado ... -
Sistemas políticos e legais nas importações brasileiras
(2017)Resumo : O presente artigo apresenta os desafios dos sistemas políticos e legais no comércio exterior, especificamente na área de importação. Além disso, demonstra como a intervenção governamental impõem barreiras não ... -
Segmentação de mercado : estudo de caso de uma empresa de telecomunicações
(2015)Resumo: Este estudo tem por objetivo discutir e analisar a segmentação de mercado como forma de estratégia de marketing e como forma de tornar uma empresa mais rentável. Serão discutidos os seguintes temas : marketing, ... -
Se esta rua fosse minha, eu mandava... compartilhar! : uma análise de fatores de motivação na preferência pelo serviço compartilhado de mobilidade
(2017)Resumo : O presente trabalho aborda o fenômeno da economia compartilhada como alternativa de inteligência de negócios, ante o desafio da mobilidade urbana em Curitiba-PR. O argumento adotado é o de que essa prática tem o ... -
A relevância da inteligência mercadológica como recurso para a internacionalização de serviços
(2013)Resumo: Não se chega à inteligência nos negócios pelo acesso passivo à informação. A inteligência precisa ser criada. Muitos autores de planejamento estratégico defendem que o mercado nada mais é do que um mero campo de ... -
Rede logística tipo relay: vantagens da sua aplicação considerando aspectos sociais e econômicos do trabalho dos motoristas rodoviários
(2018)Resumo : Considerando a dependência logística brasileira do transporte rodoviário e principalmente devido às diversas restrições impostas pela Lei do Caminhoneiro (nº 13.103/2015) na rotina dos motoristas e na operação das ... -
Proposta de planejamento da estratégia principal do negócio de consultoria e treinamento para implantação de normas de qualidade e ambiental com base na metodologia do Balanced Scorecard - BSC
(2013)Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo para a implementação da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa de consultoria que implanta sistemas de gestão da qualidade e ambiental ... -
Proposta de implantação de indicadores de desempenho financeiro na empresa JR Transportes
(2016)Resumo : A informação desempenha papel fundamental para tomada de decisão de sucesso, as organizações necessitam gerenciar suas informações de forma a conquistar a diferenciação competitiva. Uma das formas de traduzir as ... -
Proposta de balanced scorecard para a empresa Partner Consulting do Brasil
(2013)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma proposta de balanced scorecard para a Partner Consulting do Brasil, empresa de pequeno porte de prestação de serviços que atua no mercado de consultoria ... -
Promoções de vendas e seus impactos em médio prazo no valor do cliente
(2016)Resumo : Este trabalho propõe um modelo para avaliação de resultados de ações promocionais de uma empresa de bens de consumo. Verifica-se no mercado uma tendência de aumento da incidência de ações promocionais, e por outro ... -
Profissionalização da gestão em empresa familiar com base no planejamento financeiro
(2014)Resumo : O texto resultante de pesquisas bibliográficas discorre e discute o porquê e a causa do fechamento das micro e pequenas empresas, assim como sobre as vantagens e problemas apresentados no funcionamento de uma ... -
Procurement Business Intelligence : estudo de caso de um portal de inteligência competitiva para o suporte à area de Procurement : um estudo de caso sobre a utilização de ferramentas de inteligência competitiva na área de compras
(2013)Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da célula de Inteligência de Negócio no setor de compras, focando em ações estratégicas e em resultados para a empresa. Evidenciar os ganhos da área de compras ... -
Processo seletivo de trainee : o posicionamento de recrutadores e candidatos nos programas de trainee de Curitiba/PR
(2016)Resumo : Este estudo propõe oferecer ao leitor dados em relação aos processos seletivos de trainee, realizados no Brasil em empresas multinacionais e nacionais. Compreender a tendência nas contratações desses profissionais ... -
Processo decisório : um ensaio teórico sobre a natureza política do comportamento humano diante de um processo crítico de decisão : ser ético ou participar?
(2017)Resumo : Este ensaio preza pela reflexão acerca d as complexas abordagens que constituem processo decisório em sua condição dialética, sem pretensão de apresentar de forma definitiva, respostas conclusivas e/ou afirmativas ...