• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em inteligência de negócios
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • MBA em inteligência de negócios
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A relevância da inteligência mercadológica como recurso para a internacionalização de serviços

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOAO RENATO DE SOUZA.pdf (287.0Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Souza, João Renato de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Não se chega à inteligência nos negócios pelo acesso passivo à informação. A inteligência precisa ser criada. Muitos autores de planejamento estratégico defendem que o mercado nada mais é do que um mero campo de batalha e, por isso, é conveniente que os empresários de hoje pensem como estrategistas. Este estudo mostra, de diversos ângulos, a dinâmica do tratamento de informações estratégicas como uma função organizada e metodológica de Inteligência Competitiva (ou Inteligência Mercadológica). O estudo buscou também descobrir de que forma as ferramentas de Inteligência Mercadológica podem ser utilizadas para a internacionalização dos serviços de uma empresa, de forma efetiva, analisando todo o processo, desde a busca da informação, até a disseminação e elaboração de estratégias. A pesquisa, mostrada no final, sobre o emprego real da Inteligência Mercadológica empregada em uma empresa de engenharia, feita através de entrevistas semi-estruturadas, mostra como este processo pode ser melhor aproveitado e como a empresa pode utilizar dele para sobreviver em novos mercados. Através do estudo, concluiu-se que é necessário que os funcionários da empresa tenham competência para saber qual uso deve-se fazer das informações, indicando que o processo de IM deve estar muito mais na cultura empresarial do que propriamente em processos formais.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49538
    Collections
    • MBA em inteligência de negócios [126]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV