Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMay, Marcia Ramos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorBezerra, José Fabio Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2018-01-31T15:34:09Z
dc.date.available2018-01-31T15:34:09Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46727
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Márcia Ramos Maypt_BR
dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Indicadores de marketing são utilizados para justificar as ações do departamento de marketing ante os gestores organizacionais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, sobre o estado da arte na mensuração de desempenho de marketing. Evidenciou-se que o uso de indicadores financeiros para a mensuração do desempenho de marketing é o mais disseminado. Os indicadores financeiros são orientados para mensurar ações no curto prazo, enquanto outros indicadores, como os de inovação e de equidade da marca são mais voltados para o longo prazo. O uso excessivo dos indicadores financeiros faz com que o caráter das decisões de marketing para o longo prazo se desvaneça, impedindo uma avaliação judiciosa dos investimentos em marketing feitos pelos gestores da organização. A utilização de métricas financeiras e não financeiras traz vantagens significativas para a organização, e as empresas que possuem um sistema de mensuração de desempenho de marketing possuem desempenho superior em relação à concorrência.pt_BR
dc.format.extent24 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMarketing - Administraçãopt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.titleMensuração do desempenho de marketing : um estudo exploratório acerca do alinhamento entre indicadores de desempenho departamental e organizacionalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples