Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKobachuk, Patricia, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherNicolodi, Suzana Cini Freitaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-13T18:55:31Z
dc.date.available2021-09-13T18:55:31Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43042
dc.descriptionOrientadora: Professora Suzana Nicolodipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O mundo em que vivemos está em constante transformação, devido ao avanço tecnológico que se faz presente no cotidiano das pessoas. Acompanhando estas mudanças a Educação está aos poucos introduzindo propostas inovadoras em sala de aula. É uma forma de se apoderar deste recurso em prol da interatividade tanto do corpo docente quanto dele com o discente. O presente trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: "de que maneira as estratégias de ensino diferenciadas, modificam o fazer pedagógico e potencializam a aprendizagem dos alunos?" Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico na concepção construtivista, onde o conhecimento é baseado nas trocas e interações do sujeito com o meio, citando Freire, Gourges e Melchior. Através deste estudo é possível perceber como o uso da tecnologia aliada ao trabalho em equipe, realizando atividades como debates em sala de aula, pesquisas em internet, jornais, livros e revistas, palestras, produções textuais de autoria e coletivas, uso da data show, máquina fotográfica e outras, desenvolveram nos alunos do Colégio Estadual Maria Lopes de Paula no Município de Almirante Tamandaré Paraná, o lado investigativo, a autonomia, senso crítico, respeito e criatividade. Mostra também como as atividades já citadas contribuíram para os educandos construírem seu conhecimento, levando em conta uma aprendizagem colaborativa e cooperativa. Enfatiza a importância do papel do professor como mediador e facilitador do saber, oferecendo meios para que o aluno busque respostas para seus questionamentos. Com a utilização de estratégias diferenciadas no contexto escolar, o professor utiliza a avaliação processual levando em conta todo o processo de construção do conhecimento do aluno. A realização deste trabalho permitiu observar que a utilização de estratégias diferenciadas na prática pedagógica propicia uma mudança no comportamento dos alunos e professor. Cria nos alunos espírito investigador e autônomo e no educador um fazer pedagógico pautado em metodologia inovadora, possibilitando aulas mais agradáveis e prazerosas com atividades de interesse dos alunos, estimulando-os através das trocas e interações em sala de aulapt_BR
dc.format.extent1 arquivo : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleMetodologia inovadorapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples