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dc.contributor.advisorVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Valdelucia Matias dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-16T21:52:10Z
dc.date.available2022-09-16T21:52:10Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42703
dc.descriptionOrientadora: Édina Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste estudo é um relato das experiências que foram vivenciadas durante a fase de aplicação do curso de Gestão de Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão - GPEDI, vinculado ao MEC-SECADI através da UFPR Litoral. Trata de sínteses das aprendizagens experimentadas, problematizadas e coletivamente construídas com os demais colegas de profissão, com alguns estudantes, técnicos e docentes da UFPR - Setor Litoral, acompanhado das comunidades urbanas e rurais do município de Paranaguá, litoral do Pr. Com o objetivo maior de destacar a relação Universidade-Escola como o meio que permitiu através do comprometimento mútuo com a formação continuada e inclusiva avançar na organização da categoria enfrentamento da recorrente situação de desvalorização da categoria que se sente excluída em suas garantias constitucionais. A metodologia se utiliza os princípios da pesquisa ação, destacando as vivências, o registro de fotografias, saídas de campo e o conjunto da formação em estudos e debates próprios da etapa de multiplicação deste Curso. Este processo permitiu concluir que é extremamente necessária uma proposta a articulação de capacitações, pesquisas e práticas em processos educacionais para uma educação inclusiva para os professores, funcionários, entre outros da instituição, enfim todos profissionais da educação, para que haja mudanças nas práticas educacionais, visando metas a serem compridas no decorrer do ano letivo, em prol dos alunos da comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (13 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGestão democrática da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Política públicapt_BR
dc.subjectFormação continuada - Professorespt_BR
dc.subjectEducação - Comunidade escolarpt_BR
dc.titleValorização docente : relação universidade-escola na formação continuada e inclusivapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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