dc.contributor.advisor | Nicolodi, Suzana Cini Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Mariana Moreira de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T22:55:00Z | |
dc.date.available | 2022-08-02T22:55:00Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42588 | |
dc.description | Orientadora: Suzana Cini Freitas Nicolodi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é um relato das experiências e das sínteses elaboradas durante o processo de multiplicação do curso de especialização em Gestão e Processos de Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, no modelo de curso de aperfeiçoamento para professores atuantes na cidade de Paranaguá – PR. Especificamente o módulo de Metodologias Inovadoras que teve como principal objetivo estimular os educadores à capacidade de criar e inovar métodos que tenham como personagem principal o educando, convergindo para a elaboração de Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas. Para tanto, estudamos como o cérebro humano aprende, discutimos recursos metodológicos aplicados e sua eficiência no processo de ensino e de aprendizagem, abordamos a postura do professor como parte principal para inovar qualquer metodologia, fundamentando-nos em estudos nas linhas de pesquisa de escritores como Rubem Alves, Maria Isabel Cunha, Mário Sérgio Cotella, Miguel Arroyo, António Nóvoa, dentre outros que consideram que o educando deve ser o centro de um processo de ensino e de aprendizagem significativo e eficaz. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (16 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Proposta de criação de projetos de aprendizagem baseados em problemas como metodologia inovadora | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |