dc.contributor.advisor | Marafon, Danielle | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fatima Teresinha Oliveira dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T23:18:17Z | |
dc.date.available | 2022-07-04T23:18:17Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/42542 | |
dc.description | Orientadora: Danielle Marafon | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo abordar que o lúdico e o brincar na Educação Infantil são estímulos para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social da aprendizagem e da construção do conhecimento da criança e assim romper o pensamento de que o brincar é apenas um passa tempo. Portanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencaram-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi explanada sobre a importância do estímulo para o desenvolvimento Infantil; a ludicidade no contexto da Educação; a brinquedoteca escolar e o desenvolvimento da criança; o jogo na visão de Piaget, Vygotsky e Wallon dentre outros o decorrer do trabalho. Se o brincar é instrumento para o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico da criança, é também instrumento que estimula o conhecimento intelectual da mesma. O momento que a criança brinca, ela cria espaço para a reconstrução do conhecimento. É brincando que se permite aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal, sua personalidade. Sendo assim, fica claro que o jogo permite à criança buscar soluções além da sua maturidade para os problemas apresentados, e isso ela consegue por meio da imitação e das regras apresentadas nos jogos e brincadeiras, facilitando assim o desenvolvimento da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ludico na escola | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O lúdico e o brincar na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |