Buscar
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo
(2023)
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas ...
Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972
(2023)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a ...
Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
(2023)
Resumo: Neste estudo, buscou-se entrelaçar os conceitos de educação, cidade, território e desenvolvimento profissional docente, com vistas a desvelar o potencial educativo dos diferentes espaços que a cidade oferece e a ...
Narrativas (auto)biográficas de pedagogas de núcleos regionais de Curitiba : memórias, experiências formativas e identidade profissional
(2023)
Resumo: A presente tese de doutorado propõe investigar o que revelam as narrativas (auto)biográficas de pedagogas formadoras dos Núcleos Regionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, sobre sua atuação, ...
Constituição da docência entre aprendizados no cursinho popular e na universidade : uma análise bourdieusiana
(2023)
Resumo: Esta pesquisa de doutorado tem como sujeitos um grupo de egressos de cursinhos pré-vestibular populares da cidade de Curitiba-PR que ingressaram em cursos de licenciaturas em universidades públicas da mesma cidade ...
Liminaridade, experiência e des-escolarização : o arquivo, o repertório e a educação performativo-animativa em roteiros educacionais na formação docente em dança
(2023)
Resumo: Esta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e integrada ao Grupo de ...
Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
(2023)
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte ...