• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Liminaridade, experiência e des-escolarização : o arquivo, o repertório e a educação performativo-animativa em roteiros educacionais na formação docente em dança

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - JAIR MARIO GABARDO JUNIOR.pdf (52.40Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Gabardo Junior, Jair Mario
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e integrada ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq), parte da seguinte pergunta: de que modo os estudos sobre performance, em especial os conceitos de arquivo e repertório, podem contribuir para uma Educação Performativo-animativa na formação docente em Dança? Parto da hipótese de que a abertura para a dimensão performativa da sala de aula permite aos performers em formação reconhecer a ideologia escolarizada em seus corpos e conceber novos caminhos para a Educação em Dança. O objetivo desta investigação é compreender os sentidos da docência em Dança por intermédio de uma proposta de Educação Performativo-animativa na formação de futuros professores do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná Campus de Curitiba II - FAP (UNESPAR). Para tanto, tomo a atual Base Nacional Comum Curricular como arquivo-prescritivo, a fim de pensá-la frente ao repertório escolarizado percebido pelos corpos de docentes em formação. Posteriormente, procuro problematizar as noções de ritual, experiência e des-escolarização no intuito de elaborar um percurso metodológico denominado "Programa Performativo-animativo em Educação", que constitui o corpus de análise da pesquisa. Por fim, busco analisar as táticas educacionais colhidas empiricamente no percurso metodológico do estudo com a intenção de ampliar seus sentidos para a prática docente em Dança. Esta tese constitui-se, assim, em um estudo de cunho qualitativo com uma abordagem do tipo participante, a partir de dados coletados num grupo de 14 sujeitos/performers, ao longo do segundo semestre do ano letivo de 2022, na disciplina de Criação-Ensino-Aprendizagem III. A ideia de roteiros de Diana Taylor é emprestada como método de pesquisa e condição para descrição e interpretação das vivências no contexto formativo em aulas do Ensino Superior em Dança. Além de Taylor, são emprestadas aqui também as contribuições teóricas de Richard Schechner, Victor Turner, Elyse Lamm Pineau, Peter McLaren e Eleonora Fabião. A aproximação dos conceitos de arquivo e repertório aos estudos em Educação nos traz o desafio de reconhecer os roteiros educacionais em que estamos todos envolvidos ao longo da nossa experiência escolarizada e parece nos convocar a uma atitude interventora em nossos dramas sociais. Como sugere esta pesquisa, a formação docente em Dança evidencia apenas algumas das possibilidades de empréstimo dos estudos sobre performance como aporte para intervenções e análises críticas da realidade educacional. Nota-se como os corpos da sala de aula representam a si mesmos por meio de uma cultura somatizada e, desse modo, a urgência por táticas educativas que tensionem e encarnem novos arquivos e repertórios engajados por práticas performativo-animativas desses corpos.
     
    Abstract: This doctoral work, which is linked to a line of research named Language, Body and Aesthetics in Education (LiCorEs) of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Paraná (PPGE/UFPR), starts from the following question: how can Performance Studies, in particular the concepts of archive and repertoire, contribute to a Performative-Animative Education approach in a teacher-training program in Dance? It is argued that opening up to the performative dimension of a classroom allows would-be performers to recognize the schooled ideology in their bodies and to conceive new paths for Dance Education. The objective of this investigation is thus to understand the meanings of teaching in the field of Dance through the practical application of a Performative-Animative Education approach in the training of future teachers of Dance at the State University of Paraná (UNESPAR). To this end, the current National Common Curricular Base (BNCC) is taken as a prescriptive file to be considered regarding the schooled repertoire perceived by the bodies of teachers in training. Following this, the notions of ritual, experience and non-schooling are questioned in order to elaborate a methodological path named "Performative-Animative Program in Education", which constitutes the corpus of research analysis. Finally, the empirical data collected in the proposed methodological path is analyzed in order to expand its meanings in the teaching practice in Dance. This doctoral thesis, therefore, consists of a participatory-approach qualitative study, based on data collected among a group of 14 subjects/performers, during the second semester of the 2022 academic year in an undergraduate course discipline named "Creation-Teaching-Learning III". Diana Taylor's notion of scripts is borrowed as both a research method and a condition for the description and interpretation of experiences in the context of practical dance classes in higher education. In addition to Taylor, the theoretical contributions of Richard Schechner, Victor Turner, Elyse Lamm Pineau, Peter McLaren and Eleonora Fabião are also brought into this study. The use of the concepts of archive and repertoire in the studies in Education not only presents to us with the challenge of recognizing the educational scripts in which we are all involved throughout our schooling experience, but also seems to call our attention to an intervening attitude in our social dramas. As this research suggests, teacher-training in Dance reveals some of the possibilities of bringing in Performance Studies as a contribution to interventions and critical analysis of our educational reality. It is noted how the bodies in the classroom represent themselves through a somatized culture and, thus, the urgent need for educational itineraries that contemplate and embody new archives and repertoires engaged by Performative-Animative practices of those bodies.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86509
    Collections
    • Teses [464]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV