Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
Resumo
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte problema de pesquisa: "Quais as compreensões e significados de Gestores e Pedagogos que atuam no Ensino Médio, na rede estadual de ensino de Curitiba, sobre a formação continuada de professores? Cujo objetivo geral foi o de investigar as compreensões e significados de Gestores e Pedagogos que atuam no Ensino Médio, na rede estadual de ensino do Paraná, sobre a formação continuada de professores diante das políticas de formação continuada. Que se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: Identificar a concepção de formação continuada presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (Resolução 2/2015) e na Resolução 1/2020 que institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada); Analisar as aproximações e distanciamentos da proposta de formação continuada de professores do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Paraná em relação às resoluções 2/2015 e 1/2020; Caracterizar a compreensão e os significados de pedagogos do Ensino Médio do Núcleo estadual de Curitiba sobre o processo de formação continuada de professores com as políticas de formação continuada. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com dez pedagogas, uma de cada setor de educação do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, e com duas gestoras, uma do Núcleo Regional de Educação de Curitiba e outra da Secretaria de Educação do Paraná e a análise dos seguintes documentos: a Resolução nº 2 de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada e a Resolução nº 1 de 2020, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo Categorial de Bardin (BARDIN, 2016) com o suporte do programa AtlasTI. Os resultados da pesquisa mostraram que das 10 Pedagogas entrevistadas, duas compreendem a FC a partir do modelo político-emancipatório, pois percebem a necessidade de ampliação de repertório teórico dos professores para a compreensão do trabalho pedagógico e sua possível mudança. Uma das Pedagogas compreende a FC a partir no modelo clássico, em que a Universidade é vista como o espaço central de produção do conhecimento, desconsiderando o papel da escola neste processo. As demais Pedagogas compreendem a FC como uma aprendizagem que gera mudanças no trabalho pedagógico, o que vai ao encontro do modelo de formação clássico e prático-reflexivo. Enquanto as Gestoras, compreendem a FC a partir do modelo prático-reflexivo em que se enfatiza a prática do professor e o saber fazer cotidiano em sala de aula. Além destas relações é possível apontar que a Política de FC do estado do Paraná está pautada e contextualizada na Resolução 1/2020 que prevê competências práticas para a efetivação da FC. Abstract: This study, linked to the research line Culture, School and Training Processes in Education, of the Postgraduate Program in Education (PPGE), at the Federal University of Paraná (UFPR), seeks to answer the following research problem: "What are the understandings and meanings of Managers and Pedagogues who work in High School, in the state education network of Curitiba, about the continued training of teachers? Based on this question, the objective was to investigate the understandings and meanings of Managers and Pedagogues who work in High School, in the state education network of Paraná, about the continuing education of teachers in the face of continuing education policies. The specific objectives were as follows: Identify the concept of continuing training present in the National Curricular Guidelines for the Initial and Continuing Training of Basic Education Teaching Professionals (Resolution 2/2015) and in Resolution 1/2020 that establishes the Common National Base for the Continuing Training of Basic Education Teachers (BNC-Continuing Training); Analyze the approaches and distances of the proposal for continued training of high school teachers from the State Department of Education and Sports of Paraná in relation to resolutions 2/2015 and 1/2020; Characterize the understanding and meanings of high school pedagogues from the state center of Curitiba about the process of continuing teacher training with continuing education policies. Authors, such as Candau (1997) and Jacobucci (2006), support the theoretical discussion on continuing education through training models. The research, of a qualitative nature, used as data collection instruments semi-structured interviews recorded with ten pedagogues, one from each education sector of the Regional Education Center of Curitiba, and with two managers, one from the Regional Education Center also in Curitiba and another from the Department of Education of Paraná, Resolution No. 2 of 2015, which defines the National Curricular Guidelines for initial training at higher education and for continuing education and Resolution No. 1 of 2020, which provides for the National Curricular Guidelines for Continuing Training of Basic Education Teachers and establishes the Common National Base for the Continuing Training of Basic Education Teachers (BNC-Continuing Training). Data analysis was carried out using Bardin's Categorical Content Analysis (BARDIN, 2016) with the support of the AtlasTI program. The research results were discussed based on three categories: Objective of Continuing Training, Proposals for Continuing Training and Public Policies for Continuing Training. With these categories, it was found that of the 10 Pedagogues interviewed, two understand CF from the political-emancipatory model, as they perceive the need to expand the theoretical repertoire of teachers to understand pedagogical work and its possible change. One of the Pedagogues understands CF based on the classic model, in which the University is seen as the central space for the production of knowledge, disregarding the role of the school in this process. The other Pedagogues understand CF as learning that generates changes in pedagogical work, which is in line with the classic and practical-reflective training model. As Managers, they understand FC from the practical-reflective model in which the teacher's practice and daily know-how in the classroom are emphasized. In addition to these relationships, it is possible to point out that the CF Policy of the state of Paraná is guided and contextualized in Resolution 1/2020, which provides practical skills for implementing CF.
Collections
- Teses [464]