Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
Carreira de trabalhadoras docentes da educação infantil e o reconhecimento social como dimensão da valorização profissional
(2019)
Resumo: A presente pesquisa examina se a configuração e articulação entre os componentes estruturais das carreiras das trabalhadoras da Educação Infantil possibilitam que as mesmas percebam a carreira como mecanismo de ...
Memórias de infância de professoras da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e suas representações sobre educação e arte (1970-1990)
(2019)
Resumo: Esta tese investiga as memórias de infância de professoras de Arte, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, especialmente os primeiros contatos com a arte, na família e no campo educacional. O estudo tem como ...
"Não ficarão mais ao Deus dará: já existem as creches"! História da educação infantil em creches públicas de Curitiba : entre normas e práticas - 1977 a 2003.
(2017)
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a história da educação infantil em creches na cidade de Curitiba, entre os anos de 1977 e 2003. O problema consiste em identificar qual era a função social exercida pela instituição ...
As linguagens dos bebês na educação infantil : diálogos do círculo de Bakhtin com Henri Wallon
(2017)
Resumo: A pesquisa As linguagens dos bebês na Educação Infantil: diálogos do Círculo de Bakhtin com Henri Wallon teve como objetivo investigar como os bebês se comunicam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ...
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ...
Imagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfância
(2016)
Resumo: A pesquisa consistiu em compreender como o saber da experiência educativa incide na reflexão sobre o espaço-ambiente da educação infantil. Para isto, buscou referentes teóricos nos estudos de Contreras e Pérez, ...