• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As linguagens dos bebês na educação infantil : diálogos do círculo de Bakhtin com Henri Wallon

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - VIVIANE MARIA ALESSI.pdf (8.290Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Alessi, Viviane Maria, 1978-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa As linguagens dos bebês na Educação Infantil: diálogos do Círculo de Bakhtin com Henri Wallon teve como objetivo investigar como os bebês se comunicam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba (Paraná-Brasil). Como aporte teórico foram utilizados os estudos realizados pelo Círculo de Bakhtin, em especial as obras de Volochínov (2011, 2013) e Bakhtin (2009, 2011) que destacam a situação extraverbal que envolve o espaço, o sentido e os valores que permeiam a expressão comunicativa, marcada ainda por diferentes entonações e sempre dirigida socialmente, além da presença e influência do outro na constituição do indivíduo. Essas ideias foram complementadas pela teoria de psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon (1979, 2007, 2008), ao trazer considerações basilares sobre o desenvolvimento infantil. Ao longo do período de um ano, foram observados bebês (entre 8 a 24 meses) de uma turma de berçário, em situações cotidianas de interação com seus pares e adultos. As observações foram acompanhadas de filmagens e notas de campo. A partir das filmagens foram capturadas imagens que compõem o relatório. A análise dos episódios, organizados em: o choro, o riso, aiaiai, a disputa, o espelho, o colchonete e a professora, nos mostram que a linguagem do bebê ocorre por meio de enunciados que envolvem movimentos (gestos, expressões faciais, contato corporal, imitação) e sons (voz, choro, riso, balbucios, vocalizações, palavras, entonação). Em tese, é uma linguagem que se materializa na movimentação do corpo infantil, ou seja, uma linguagem corporal. Assim, se a linguagem é produzida pelo corpo, logo o corpo é produto e produtor de sentido. É por meio de seus movimentos que o bebê se expressa e, ao mesmo tempo, dá sentido à comunicação expressa pelo outro. Palavras-chave: Linguagens. Bebês. Educação Infantil. Corpo e movimento.
     
    Abstract: The research The language of babies in Childhood Education: dialogues of the Bakhtin Circle with Henri Wallon aimed to investigate how babies communicate in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) from Curitiba (Paraná-Brazil). As a theoretical contribution, the studies carried out by the Bakhtin Circle were used, especially the works of Volochínov (2011, 2013) and Bakhtin (2009, 2011). The theory highlights the extra verbal situation, which involves the space, the meaning and the values that permeate communicative expression, also marked by different intonations and always socially addressed, as well as the presence and influence of the other in the constitution of the individual. These ideas were complemented by Henri Wallon's theory of psychogenesis of the complete person (1979, 2007, 2008) by bringing forward basic considerations about child development. Over a one-year period, infants (8 to 24 months) of a nursery class were observed in daily situations of interaction with their peers and adults. The observations were also filmed and field notes were taken, and the images captured from the recordings were part of the report. The analysis of the episodes was organized in themes such as crying, laughter, aiaiai, the dispute, the mirror, the mattress and the teacher, and it shows us that the language of babies is characterized by statements that involve movements (gestures, facial expressions, body contact, imitation) and sounds (voice, crying, laugher, babbling, vocalizations, words, intonation). In theory, it is a language which materializes in the movement of the infant body, that is, a body language. Thus, if the language is produced by the body, the body is a product and a producer of meaning. It is through their movements that the babies express themselves and, at the same time, they give meaning to the communication expressed by the other. Key-words: Languages. Babies. Childhood Education. Body and movement.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47345
    Collections
    • Teses [456]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV