Carreira de trabalhadoras docentes da educação infantil e o reconhecimento social como dimensão da valorização profissional
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Heck, Beatriz Terezinha Muraski, 1977-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa examina se a configuração e articulação entre os componentes estruturais das carreiras das trabalhadoras da Educação Infantil possibilitam que as mesmas percebam a carreira como mecanismo de reconhecimento social e valorização docente. A abordagem do trabalho, de natureza qualitativa, baseou-se na análise de entrevistas semi-estruturadas e na análise documental de legislações e normativas voltadas à organização do trabalho docente das profissionais que atuam nos CMEI da rede pública municipal, em cargos e carreiras que não são oficialmente intituladas de professoras. Foram selecionados quatro municípios paranaenses, a saber, Araucária, Curitiba, Pinhais e Piraquara. Ao todo foram entrevistadas 16 trabalhadoras, quatro por município, e 08 representantes dessa categoria entre as instituições das SME e sindicato, sendo 01 de cada SME e sindicato, por município. Da análise dos dados obtiveram-se as seguintes categorias: carreira, formação, remuneração e condições de trabalho, que fundamentaram a produção do conhecimento em prol do objetivo proposto para esse estudo. Dessas categorias emergiu a dimensão do reconhecimento social como propriedade capaz de viabilizar a valorização das trabalhadoras docentes da Educação Infantil. A conclusão da pesquisa aponta para a necessidade de efetivação, pelos munícipios, em suas legislações locais, do reconhecimento social obtido como capital jurídico na legislação nacional. Palavras-chave: Valorização docente. Educação Infantil. Carreira docente. Trabalho docente. Política educacional. Abstract: This research examines whether the configuration and articulation among the structural components of the preschool educators careers enable the workers to perceive the career as a mechanism of social regocnition and teaching valorisation. The approach of the study, a qualitative one, was based on the analyses of semistructured interviews and also on the documental analyses of legislations and regulations directed to the organization of the teaching work of the professionals who work at CMEI of municipal public schools, in posts and careers which are not officialy named as teachers. Four cities from Paraná were selected: Araucária, Curitiba, Pinhais e Piraquara. Overall, there were 16 interviwees , four per city, and 08 representatives of this category among the institutions of SME and union, which represents one of each SME and union for each city. From the analyses the following categories were obtained: career, education, remuneration and working conditions, they based the knowledge production on behalf of this study's intended goal. As a result of these categories the dimension of social recognition as the aspect capable of enabling the valorisation of teaching workers of preschools was emerged. The conclusion of this thesis points to the necessity of establishing, by the cities, in their local legislations,the social recognition as a legal capital in the national regulation. Keywords: Teaching valorization. Preschool Education. Teaching career. Educational work. Educational politics.
Collections
- Teses [374]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...