Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-220 of 423
-
Fórmulas de abertura e conclusão de discursos diretos no Canto I da Ilíada e suas traduções por Odorico Mendes
(2019)Resumo: Este estudo tem por objeto o conjunto das fórmulas de abertura e conclusão de discursos diretos no canto 1 da Ilíada e suas traduções por Odorico Mendes. As fórmulas são agrupadas de acordo com o verbo declarativo ... -
Estudo sobre aquisição de vocabulário no ensino médio através de intervenções didáticas em sala de aula
(2019)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de atividades de implementação lexical de palavras-alvo muito recorrentes na língua inglesa, de acordo com o British National Corpus (BNC) e o Cambridge and Nottingham ... -
O Ensino de língua portuguesa nas falas de professores : o funcionamento do imaginário
(2019)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o(s) imaginário(s) de língua e de ensino de língua que constitui(em) o discurso do sujeito-professor de LP, considerando os processos de identificação do sujeito aos ... -
L’Enseignement de la prononcioation du système vocalique français à un public lusophone brésilien : une approche verbo-tonale
(2018)Resumo: Este trabalho de pesquisa-ação na didática do ensino da pronúncia em contexto lusófono se inspira nas diferentes metodologias que têm percorrido as práticas da fonética corretiva há vários séculos. O principal ... -
Enseignement de la phraséologie en contexte lusophone brésilien : quelques collocations autour du verbe mettre
(2018)Resumo: Esta dissertação de duplo grau de Grenoble-Curitiba, especializado em Francês como Língua Estrangeira, trata da didática do léxico pragmático em um contexto românico. A tese procura responder à seguinte problemática: ... -
Em busca do rumo da canção brasileira : a prática e a teoria de Luiz Tatit, de 1974 a 2005
(2012)Resumo: Este trabalho aborda a trajetória artística e acadêmica de Luiz Tatit, compositor, cantor e estudioso da canção popular brasileira. O período compreendido vai de 1974, com a criação do Grupo Rumo, até 2005, com o ... -
Elementos do pensamento romântico e existencialista em "O cheiro do ralo" e "O natimorto", de Lourenço Mutarelli
(2018)Resumo: Esta pesquisa visa radicar temas da história do pensamento na obra de Lourenço Mutarelli. Partindo de uma análise interpretativa dos romances O cheiro do ralo e O natimorto, pretende-se reconhecer núcleos temáticos ... -
A Dualidade como princípio estruturante em Primeiras estórias de Guimarães Rosa
(2019)Resumo: Dispondo-se a realizar uma leitura global de Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, a partir do problema crítico levantado - que se exprime na pergunta-problema "qual o princípio organizador que rege a dinâmica ... -
Desdobramentos da ironia e dialogismo em Memórias do Subsolo de Dostoiévski
(2017)Resumo: A ironia - mais do que mera figura de linguagem que diz o contrário do que se quer dizer - pode se mostrar uma ferramenta bastante útil para ser analisada no que concerne às formas de construções e arquitetura do ... -
Culturas em trânsito : uma leitura de Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, de Rubem Fonseca
(2018)Resumo: A presente pesquisa apresenta uma leitura do romance Vastas emoções e pensamentos imperfeitos (1988), de Rubem Fonseca, mostrando, através do diálogo entre alta cultura e cultura de massa, que há movimentação do ... -
Crenças sobre native speakerism em uma escolalivre de língua inglesa na cidade de Curitiba
(2019)Resumo: Ao longo das últimas décadas o construto do falante nativo tem sido debatido a partir de diferentes perspectivas dentro do campo da Linguística Aplicada. No entanto, apesar da atenção que tem recebido por parte de ... -
Contribuições teórico-metodológicas para o estudo de sistemas literários como sistemas complexos
(2019)Resumo: Os estudos de complexidade emergem nas ciências naturais na segunda metade do século XX e devido a seu poder explicativo migram para outras áreas. Informados principalmente pelo trabalho de Byrne & Callaghan (2014), ... -
Construções comparativas no português brasileiro : uma análise sintática
(2018)Resumo: Esta dissertação discute aspectos sintáticos das construções comparativas no Português Brasileiro (PB). Além de tentar reunir uma literatura sobre o assunto com orientação formal e descritiva, de uma maneira bastante ... -
A Construção da identidade do ouvinte aprendiz de Libras como segunda língua
(2019)Resumo: Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse em explorar as práticas de/em segunda língua de aprendizes que estão sendo socializados a comunidades onde essa língua é usada (HANEDA, 2005; BLOCK, 2006; VICKERS, ... -
Os Conflitos do indivíduo intelectual político : um espelhamento das estruturas político-sociais em Hamlet e Die Hamletmaschine
(2019)Resumo: Essa dissertação tem por objetivo analisar as peças Hamlet de William Shakespeare e Die Hamletmaschine de Heiner Müller a partir do espelhamento das estruturas político-sociais em ambas as peças, para entender os ... -
Chantefables : tradução e comentário
(2019)Resumo: A presente dissertação apresenta a bitradução comentada de Chantefables, última obra publicada em vida pelo poeta francês Robert Desnos, no ano de 1944, musicada pelo compositor Jean Wiener e performada pelo grupo ... -
Berlin ist super! : die darstellung deutschsprachiger stadte in daf-lehrwerken
(2019)Resumo: Em pesquisas brasileiras na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira, há uma crítica aos livros didáticos internacionais, segundo a qual esses livros didáticos transmitem uma apresentação exageradamente ... -
Uma Análise semântica do pretérito perfeito composto no português brasileiro e no espanhol
(2018)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contribuir com a descrição de duas formas verbais: "ter + particípio", no português brasileiro (PB), e "haber + particípio", no espanhol venezuelano, colombiano e paraguaio. Essas ... -
Prática colaborativa na formação de professores de português como língua de acolhimento : reflexões a partir de uma experiência com (um) migrante(s) de crise
(2021)Resumo: Este estudo aborda uma prática docente colaborativa vivenciada no projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo principal ... -
"Ensinar, ninguém ensinou, sabe? Foi o querer saber" : tradição oral, memória e literatura no contexto de pescadores e pescadoras artesanais de Barra do Ararapira
(2021)Resumo: Na comunidade de pescadores e pescadoras artesanais caiçaras de Barra do Ararapira se desenvolve um contexto de predominância oral que atribui centralidade aos narradores no processo de formação e transformação das ...