Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 117-136 of 209
-
História da ciência na perspectiva das mulheres : o domínio da natureza e da mulher em Carolyn Merchant
(2023)Resumo: A presente dissertação tem como tema central a apresentação da história da ciência de uma perspectiva feminista, ao tomar como objeto de estudo a obra "The Death of Nature: Women, Ecologie and Scientific Revolution ... -
A história e filosofia da ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros
(2017)Resumo: Apesar de haver muitas contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino das Ciências descritas na literatura e várias propostas didáticas fundamentadas nessa linha, ainda há um percentual muito pequeno ... -
História infantis e alfabetização matemática
(2017)Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização ... -
Histórias sobre o formação continuada de professores de Matemática dos anos finais do EF da RME de Curitiba
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo esboçar um mapeamento - um registro histórico - sobre a formação continuada, ofertada pela SME aos professores de Matemática dos anos finais do EF, a partir do ano de 2002, buscando ... -
Hortas urbanas e modos de vida minoritários
(2019)Resumo: Esta pesquisa cartografa hortas urbanas e modos de vida minoritários na cidade de Curitiba. Os percursos que apresento aqui se construíram em campo, cartografando, entre solicitações constantes pelo cultivo de uma ... -
Ilha interdisciplinar de racionalidade como estratégia de ensino e aprendizagem de eletromagnetismo
(2021)Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino Médio da Educação Básica, com alunos do 3° Ano de uma escola Pública do Estado do Paraná em que foi desenvolvida uma sequência didática a fim de construir uma IIR ... -
Impactos da fusão entre as metodologias sala de aula invertida e just-in-time teaching no ensino de química
(2022)Resumo: As Metodologias Ativas constituem alternativas pedagógicas que colocam o foco dos processos de ensino e aprendizagem no estudante, envolvendo-o na aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas. ... -
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ... -
A inclusão de deficientes na área de ensino de física : um estado do conhecimento
(2021)Resumo: Com o objetivo de analisar e sintetizar o cenário de pesquisas e publicações no período de 2000 a 2018 sobre a inclusão de deficientes, exclusivamente na área de ensino de Física, foram identificadas e interpretadas ... -
Investigação matemática pelas vozes do PIBID/UFPR
(2019)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões acerca da Investigação Matemática (IM) na formação inicial de professores que ensinam Matemática, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ... -
Investigando as atividades experimentais na prática de docência em ensino de física
(2019)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo principal discutir e analisar as contribuições das atividades experimentais na formação inicial de professores de Física. A ideia é analisar as atividades ... -
O jogo matemático na sala de aula : um olhar a partir da teoria histórico-cultural
(2018)Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar elementos da Teoria Histórico-Cultural que se revelam no trabalho com jogos matemáticos em salas de aula de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, no município de Curitiba. A ... -
O jogo no ensino de ciências : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem segundo o contexto da aprendizagem significativa
(2022)Resumo: A dissertação apresenta uma investigação a respeito da utilização de um jogo de memória confeccionado pelo autor que aborda a fauna regional como recurso de ensino e aprendizagem utilizado nas aulas de Ciências com ... -
Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática
(2014)Resumo: Diante do problema enfrentado na sala de aula em relação aos tipos de significados matemáticos e não matemáticos que os alunos dão àquilo que eles aprendem nas aulas de matemática, é proposto neste trabalho, fazer ... -
Leituras de práticas na alfabetização matemática : um fenômeno formativo
(2019)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender modos de as leituras-de-práticas-dealfabetização- matemática movimentarem a forma-ação de professores. Para isto, a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica foi ... -
Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
(2022)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender de que maneira professores de Matemática do ensino médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à ... -
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
(2017)Resumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante ... -
Lousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formação
(2015)Resumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada ... -
A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de matemática
(2015)Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias, elas se tornam presentes nos diversos espaços da sociedade. Investimentos de origem pública e privada têm sido realizados para equipar as escolas com as novas tecnologias ... -
Mapeamento das pesquisas da área de ensino realizadas nos programas stricto sensu do Estado do Paraná que versam sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática
(2022)Resumo: O uso de tecnologias digitais (TD) vem sendo investigado em diversos contextos educacionais, especificamente na área de Educação Matemática. Visando constatar estudos que abordam o assunto, surge esta dissertação. ...