Livro didático de matemática : perspectivas a partir de relatos de professores do ensino médio
Resumo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo entender de que maneira professores de Matemática do ensino médio usam os livros didáticos de Matemática em sua prática docente e quais são suas perspectivas em relação à utilização desse recurso. Buscou-se, nesse sentido, perceber sua relação com eles, destacando aspectos positivos e elencando eventuais dificuldades enfrentadas quando se trata do uso desse tipo de material didático. Levantamos, também, se os docentes fazem adaptações nesses materiais ou se os usam exatamente como são propostos pelos autores e pelas editoras. Para tanto, foram entrevistados quatro professores de Matemática do ensino médio que, em 2020, utilizaram livros aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Valemo-nos de referenciais teóricos que nos auxiliaram na construção desejada - principalmente quando tratamos das atividades de design. Os dados obtidos foram categorizados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio da ATD, surgiram quatro categorias que foram analisadas: o LDM como ferramenta de apoio, dependência do LDM, avaliação do LDM e modificações feitas pelos professores no LDM. Acredita-se que os resultados encontrados possam contribuir para aqueles que se dedicam à escrita de materiais didáticos e aos pesquisadores interessados no tema. Abstract: This study aimed to understand in which way mathematics high school teachers use textbooks in their teaching practice, as well as their perspectives on this resource. We sought to comprehend the teacher's relationship with it, highlighting positive aspects and listing possible difficulties faced during the use of courseware. We also researched if the teachers made adaptations or used the materials exactly as they were proposed by the authors and publishers. To this end, four high school mathematics teachers who used textbooks approved by the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD) in 2020 were interviewed. We used theoretical references that helped us with the intended construction - especially when dealing with design activities. The data obtained were categorized through Discursive Textual Analysis. Through the ATD, four categories were analysed: the LDM as a support tool, dependence on the LDM, evaluation of the LDM and modifications made by teachers in the LDM. It is expected that the results found may contribute to those who are dedicated to writing textbooks and courseware and to researchers interested in this topic.
Collections
- Dissertações [233]